Política Titulo Candidatos
Edgar e Turco se encontram em caminhada em S.Caetano
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
09/07/2012 | 07:24
Compartilhar notícia


Os candidatos à Prefeitura de São Caetano pela oposição Edgar Nóbrega (PT) e Fernando Turco (Psol) se encontraram na manhã de ontem na feira livre do bairro Olímpico. Cordiais, trocaram cumprimentos e enfrentaram a chuva e o frio para continuar a caminhada junto dos colegas de partido.

Os prefeituráveis tentam reverter o quadro que, até a última sondagem divulgada pelo Diário em maio, apontava o petista muito atrás de Regina Maura Zetone (PTB) e Paulo Nóbrega (PMDB). Na época, Turco nem constava na lista, pois a candidatura não havia sido confirmada.

Desta vez sem bandeiras, mas de agasalho vermelho e com a estrela do partido no peito, o petista foi o primeiro a chegar no local. Como de costume, abusou do bom-humor. Elogiou quem vestia a mesma cor e ensinou receitas aos comerciantes, como a sopa de mandioquinha com gorgonzola e o frango com alecrim.

No início da caminhada, a população não parecia animada com a campanha eleitoral. A aposentada Leonilce Torsoni Barbosa, 64 anos, criticou a ação. "Agora os políticos aparecem, mas quando precisamos de ajuda de verdade todos eles somem." Outra senhora disse que "fazer comício na feira atrapalha a todos". No entanto, Edgar acredita que é excelente lugar para apresentar propostas. "A gente encontra muitas pessoas e amigos na feira. Aqui tem um pouco de tudo, é como ouvir a cidade."

Fernando Turco, acompanhado do candidato a vice, Daniel Lima (Psol), e Horácio Neto, que tenta se eleger como vereador, realizou caminhada tranquila e sem pressa. Conversava por muito tempo com quem quisesse debater ideias para melhorar a cidade. "Nossa campanha é priorizar as pessoas. São Caetano nunca teve um governo do povo, só da elite", disse Daniel Lima.

 

EVENTO CANCELADO

A prefeiturável Regina Maura também havia marcado caminhar pela feira do bairro Olímpico na manhã de ontem, mas não compareceu devido à chuva. "É ruim ir à feira com a chuva, as pessoas ficam apressadas e desconfortáveis", explicou o prefeito José Auricchio Júnior (PTB), que aproveitou o Dia do Padeiro, comemorando ontem, para parabenizar os profissionais e tomar café com a petebista. "Padaria é um reduto da população, um centro de encontro."

O petista Edgar Nóbrega encontrou com a candidata antes de iniciar a andança pela feira e acredita que Regina ficou com medo do mau tempo, já que cancelou o evento. "Eu gosto de campanha com chuva, sol, sereno, de dia ou a noite. Não sou de açúcar, não derreto na chuva."

 

Petista fala em redução de IPTU para casas em rua de feira

 

Edgar Nóbrega, prefeiturável do PT, acredita que a feira livre de São Caetano precisa de mudanças, como voltar a atenção para moradores dessas regiões. "Tem de garantir, no mínimo, a isenção do IPTU para essas pessoas." O petista acredita que há muitas situações incômodas, como o fato de ter que tirar o carro da garagem de madrugada para poder utilizá-lo durante a manhã e encontrar sujeira na frente de casa. "A limpeza precisa ser eficiente e começar logo que tudo termina."

O candidato acredita também que é indispensável a instalação de banheiros químicos durante a feira. Em geral, o comerciante usa o serviço dos bares e de residências próximas. "Tem de ter infraestrutura para que os feirantes trabalhem de modo adequado."

Como morou no bairro por muitos anos, o professor conhece vários feirantes. Por muitas vezes durante a caminhada de ontem apresentou as barracas que considerava ser as melhores daquele comércio. "Sou um político que não vem na feira só em época de campanha. Gosto de vir aqui, comer pastel, como os de escarola e de milho com frango. Gosto de fazer as coisas como candidato ou como cidadão, sempre da mesma maneira."

Para o candidato ao Palácio da Cerâmica, a cidade precisa de feiras temáticas com foco em flores, frutas, verduras ou artesanato. "A administração valoriza pouco isso." O petista até comparou São Caetano com cidades da Europa. "Lá tem música e muita comida de rua de modo geral, não só pastel. É como o antigo mercado da Grécia, lugar para as pessoas marcarem de se encontrar", explica o petista.

 

Socialista priorizará divulgação na internet, com pouco papel

 

Durante caminhada realizada pelo Psol na manhã de ontem, o candidato à Prefeitura de São Caetano Fernando Turco disse que a campanha do partido é feita com criatividade e novas ideias. "Estamos voltados principalmente para a divulgação na internet, nas redes sociais", afirmou o prefeiturável.

O candidato a vice, Daniel Lima (Psol), disse que nesta semana será divulgado um portal com informações de todos os candidatos das chapas majoritária e proporcional. Além de querer atingir o maior número de eleitores, a proposta do partido é elaborar um programa eleitoral para a população se identificar, mas que não prejudique o meio ambiente. A ideia principal é fazer mais divulgação pela internet e gastar menos papel.

Além disso, a proposta sofre influência do fator econômico. "Como não aceitamos doações de grandes empresas, de empreiteiras nem de construtoras, não temos dinheiro para fazer todo o material que o pessoal (de outros partidos) está fazendo. São campanhas milionárias", explica Daniel Lima.

Para o candidato a vice, esse fator é positivo. "Com essa prática conseguimos manter nossa idoneidade e autonomia política sem acordos escusos."

Quem também acompanhou Fernando Turco na empreitada de ontem foi Horácio Neto (Psol). que busca se eleger vereador e deve acompanhar o prefeiturável em todos os eventos. "Vou ajudar até o final. Acho que esse contato direto com a população é importante, pois nos permite passar nossa mensagem e ouvir o que eles têm a dizer. Sempre tem alguém que apoia, discorda ou que quer discutir propostas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;