Setecidades Titulo
Câmeras em terminais devem inibir furtos
Luciana Yamashita
Especial para o Diário
26/10/2007 | 07:15
Compartilhar notícia


Sorria, você está sendo filmado. Muitos usuários de trólebus não repararam nas câmeras, apesar das placas com o aviso afixadas nos terminais do sistema. Mas a reportagem encontrou os equipamentos em Santo André e confirmou que existem nos demais terminais da região e da Capital – são 90 câmeras ao todo.

A Metra, operadora do Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara e Diadema-Brooklin, instalou neste ano 30 novas câmeras – 16 no terminal São Bernardo e 14 no Ferrazópolis. Segundo a empresa, as câmeras estão sendo colocadas desde outubro do ano passado.

A operadora foi procurada durante dois dias para comentar a instalação, mas não comentou ocorrências de furtos e roubos que teriam motivado a iniciativa nem o número de câmeras em cada terminal da região. A Polícia Militar diz que não tem dados específicos.

As câmeras filmam o acesso aos terminais e a área de embarque dos passageiros. As imagens vão para a CCO (Centro de Controle Operacional) e para a SSO (Sala de Supervisão Operacional), no próprio terminal, de onde o supervisor administra a circulação, os casos de segurança, a bilheteria, pessoas que pulam a catraca e a entrada de ambulantes.

A empresa pode, por exemplo, avaliar a possibilidade de colocar ônibus extra em caso de plataforma lotada. Para isso, basta ver as imagens.

Usuário de ônibus, Francisco Angelo da Silva, 48 anos, passa pelo terminal com freqüência. “Comigo nunca aconteceu nada, mas sei de gente que já foi assaltada aqui. Minha sobrinha, de 19 anos, teve o celular roubado depois de ter ido ao shopping aqui ao lado”, conta.

O segurança Jaime Carlos Gomes, 34 anos, é usuário freqüente do trólebus e ressalta outra funcionalidade para as câmeras.

“O atendimento a casos urgentes pode ser mais rápido com câmeras de vigilância. Há duas semanas, uma mulher passou mal no embarque para Ferrazópolis e demoraram a prestar atendimento", relata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;