Política Titulo
Ciro Gomes defende discurso de sustentabilidade com 'conteúdo'
05/09/2009 | 09:06
Compartilhar notícia


Pré-candidato do PSB à Presidência da República, o deputado Ciro Gomes (CE) disse ontem que, na disputa de 2010, discursos e programas de governo terão que "dar conteúdo ao termo sustentabilidade". Ex-ministro da Integração Nacional do governo Lula e duas vezes candidato a presidente, Ciro afirma que sua prioridade "era e continua sendo o desenvolvimento e a sustentabilidade é uma condicionante".

Para o futuro, o deputado cita o desenvolvimento da Amazônia como um dos pontos que precisam de propostas objetivas. "O (ex-presidente) Fernando Henrique, para se livrar da confusão, estabeleceu reserva legal de 80% para todos os lugares", lembrou Ciro, que critica uma regra geral sem levar em conta características e potenciais diferentes da região.

Em 1996, diante de desmatamento recorde, o ex-presidente editou medida provisória que aumentou de 50% para 80% a reserva legal da Amazônia. No entanto, a lei não é cumprida e muitas propriedades não mantêm os 80% de vegetação natural.

Ciro considera "natural" que a presença da senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (AC) - recém-filiada ao PV depois de 30 anos no PT - na disputa presidencial "provoque reflexões" sobre o assunto. "O Brasil não aguenta um debate em que de um lado alguém fale na necessidade de geração de energia e de outro alguém defenda o meio ambiente", afirmou o pré-candidato.

O deputado cita o Ceará, governado por seu irmão, Cid Gomes (PSB), como exemplo de iniciativa bem- sucedida para produção de energia alternativa. Segundo o parlamentar, 40% da energia do Estado é eólica, obtida pelo vento. Ciro considera "grosseiro equívoco" a postura de simplesmente negar o desenvolvimento, como se fosse incompatível com a sustentabilidade.

"Nos anos 1960, a energia de base nuclear era vista como extremamente negativa. Hoje, alguns ambientalistas alemães já consideram a melhor fonte, embora o problema dos rejeitos continue", comparou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;