Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Vasculite - Dr. Leo Kahn

Inflamação das paredes dos vasos sanguíneos, tanto de artérias como veias...

Leo Kahn
23/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Inflamação das paredes dos vasos sanguíneos, tanto de artérias como veias dos mais diversos calibres, podendo afetar um ou vários em diferentes partes do corpo.

Quando o vaso é afetado, ocorre o espessamento de suas paredes e começam a atrair células do sistema de defesa do organismo que se acumulam no seu interior.

Essa reação pode provocar uma estenose, o que dificulta a passagem do sangue ou interrompe completamente o seu fluxo, acometendo os tecidos e órgãos irrigados que deixam de receber o sangue necessário para sua integridade.

Surgem tanto em homens como em mulheres, não importando a idade. Estima-se que sua incidência seja mais de 25 casos por milhão de habitantes ao ano e sua evolução espontânea costuma ser fatal.

São classificadas em:

Primárias – é a forma mais rara da doença, sem causa conhecida e com agressão direta aos vasos sanguíneos. Nesse caso é fundamental que a inflamação não tenha sido desencadeada por nenhuma outra enfermidade e que o sistema imune esteja envolvido.

Secundárias – Sempre estão associadas a uma doença de base, sendo as causas mais comuns às infecções por vírus, doenças autoimunes, reações alérgicas ou medicamentos e alguns tipos de câncer.

De acordo com o volume das artérias ou veias acometidas pode ser designada ainda como vasculites de grandes vasos (arterite de Takayasu; arterite temporal ou arterite de células gigantes) ou vasculites de médios e pequenos vasos (poliarterite nodosa, vasculite primária do sistema nervoso central) e vasculites de vasos pequenos e microscópicos (púrpura de Henoch-Schönlein, crioglobulinemia).

SINAIS E SINTOMAS:

- Manchas vermelhas na pele;

- Sensação de formigamento ou perda da sensibilidade;

- Dor nas juntas;

- Febre;

- Sudorese;

- Perda de apetite;

- Mal-estar;

- Dor abdominal;

- Cansaço.

O diagnóstico é realizado pelo médico após histórico, exame físico, exames de sangue, urina radiografia de tórax, ultrassom ou tomografia computadoriza, ressonância magnética e da avaliação de médico especialista. A biópsia dos tecidos e órgãos acometidos pela doença é um recurso indispensável para esclarecer o diagnóstico.

SAIBA MAIS:

- A vasculite também é conhecida como angeíte.

- Em alguns casos, a enfermidade é autolimitada e desaparece espontaneamente.

- A vasculite nem sempre tem cura, pois em alguns casos a doença pode ser autoimune e neste caso o tratamento proposto é por toda a vida.

- Cuidado com medicamentos como Penicilamina, Propiltioracil, Hidralasina, Minociclina.

- Não utilize cigarros ou drogas.

- Pode estar relacionada com reação de hipersensibilidade e predisposição genética.

- Falha nos mecanismos imunológicos que participam da resposta a alguns causadores de alergia.

- Exposição a sílica.

PODE OCORRER:

- Dor, vermelhidão, comprometimento da visão, quando afeta os olhos.

- Dor abdominal, quando afeta o trato gastrointestinal.

- Urina turva, urina com sangue ou presença de proteínas na urina, quando afeta os rins.

- Tosse, chiado ao respirar, tosse com sangue, falta de ar, pneumonia resistente a antibióticos, quando afeta o sistema respiratório.

- Parestesia e fraqueza, quando afeta o sistema nervoso.

- Doenças cardíacas, infarto, quando afeta o coração.

- O diagnóstico precoce da vasculite representa um pré-requisito básico para o sucesso do tratamento das diferentes formas da doença.

- O objetivo do tratamento da vasculite é reduzir a inflamação nos vasos sanguíneos, procure seu médico.

Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para
leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;