Política Titulo No escuro
Sem garantias, Câmara altera Ipred

Certidão que garante verba federal para Diadema depende de aval do Ministério da Previdência

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/12/2011 | 07:13
Compartilhar notícia


A Câmara de Diadema aprovou o projeto de lei que diminui as alíquotas repassadas ao Instituto de Previdência do Servidor Municipal e que gera saldo negativo de R$ 80,8 milhões no deficit atuarial - diferença entre o montante economizado pelo Ipred e o valor que cobre os benefícios dos funcionários aposentados e pensionistas até 2041. Apesar do aval da Casa, a proposta do prefeito Mário Reali (PT) não garante que a Prefeitura conquiste a Certidão de Regularidade Previdenciária, documento necessário para assegurar verbas federais e argumento utilizado pelo governo pelo endosso ao texto.

A certidão depende de crivo do Ministério da Previdência Social, que analisará o estudo feito pelo Escritório Técnico de Assessoria Atuarial, empresa contratada pela administração para avaliar o fundo previdenciário do Ipred.

"Vamos ter de explicar para o Ministério da Previdência, que fiscaliza todas as previdências no Brasil. Pode causar problema na CRP, porque temos de prestar conta para quem fiscaliza o Ipred, que no caso é o ministério", disse o secretário de Assuntos Jurídicos de Diadema, Airton Germano (PT).

O texto precisaria passar por duas votações ontem para ser aprovado. Além de Germano, o secretário de Esportes e articulador político de Reali, Antônio Vanderli de Lima (PT), acompanhou toda sessão, tentando convencer todos os parlamentares a avalizarem o item.

Na primeira discussão, Irene dos Santos (PT), Lauro Michels (PV) e Márcio da Farmácia (PV) votaram contra o artigo. Reclamaram da falta de tempo de análise do documento e externaram preocupação com o futuro do Ipred. Na segunda votação - que aconteceu 45 minutos depois - Michels e Márcio mudaram de opinião e endossaram a proposta.

O Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema, até então distante da discussão, enviou carta aos vereadores criticando a celeridade no processo de votação das mudanças nas alíquotas do Ipred. "Não está esclarecida a proeza de, por um lado, a Prefeitura acumular dívidas com o instituto e, por outro, apresentar um estudo atuarial que permite a redução da alíquota adicional. O que de extraordinário aconteceu que mudou tão radicalmente a situação do Ipred?", questionou a presidente do Sindema, Jandyra Uehara Alves. A entidade informou que contratará levantamento privado para analisar o Ipred.

O Legislativo também aprovou o reajuste de 6,97% no IPTU de Diadema, garantindo que o tributo subisse 25,59% em três anos - desde que Reali assumiu o Paço.

 

PT pode punir Irene por votar contra mudança na autarquia

A postura da vereadora Irene dos Santos (PT) pode custar caro à parlamentar no PT de Diadema. Momentos antes da abertura da votação para diminuição da alíquota repassada ao Ipred, o líder da bancada petista na Câmara, José Antônio da Silva, declarou que o voto favorável era recomendado ao bloco do PT na Casa.

Os petistas Manoel Eduardo Marinho, o Maninho; José Queiroz Neto, o Zé do Norte; Orlando Vitoriano e Zé Antônio seguiram à risca a orientação. Irene, alegando falta de tempo hábil para análise do texto, foi contra o projeto, de autoria do prefeito Mário Reali (PT).

"Levaremos o que aconteceu ao diretório. Mostraremos que, apesar da orientação à bancada, a vereadora se manifestou contrariamente ao texto", disse Zé Antônio, após a sessão. Segundo ele, a executiva municipal irá se reunir no começo de janeiro para avaliar a situação. Suposta punição será definida nesse encontro. Irene pode até ser suspensa temporariamente das atividades partidárias.

A vereadora mostrou tranquilidade. "Espero que não haja represália. Não tinha alternativa, porque é humanamente impossível analisar o projeto, que chegou em cima da hora na Câmara. Duvido que todos saibam do que a proposta se trata", defendeu-se Irene. "Estranho que nós do PT, que sempre tivemos base eleitoral forte no funcionalismo, estamos renegando a classe que fez o PT crescer."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;