Setecidades Titulo Coluna Memória
Saad 2, Santo André 1 Domingo, 14 de maio de 1972. E o Diário estava lá...

O Saad, de São Caetano, era chamado Sequiano; o Santo André FC, hoje EC, já ostentava o cognome Ramalhão. O estádio era o Lauro Gomes de Almeida, atual Anacleto Campanella.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/05/2022 | 05:20
Compartilhar notícia


Para a cobertura do jogo, válido pela série A do Torneio 25 de Janeiro, o Diário enviou rádio e jornal e entre os jornalistas, dois fotógrafos: João Colovatti e Antonio Carvalho.

No primeiro turno, em Santo André, a vitória foi do Ramalhão. A revanche valeria a ponta da tabela. Desta vez, o Saad não deu chance. Partiu para o ataque. Não fossem as defesas de Odarci, goleiro do Santo André, e as chances desperdiçadas por Arlindo, centroavante do Saad, os visitantes poderiam sair goleados de São Caetano.

Na capa do Diário da terça-feira, 16 de maio de 1972, o título em destaque: “Saad bate Santo André”. Já a manchete da página de Esportes foi mais contundente: “Santo André escapa de uma goleada no Lauro Gomes”.

Escreveu o Diário: “Foi a melhor apresentação do Saad na competição”. Mesmo perdendo, o Santo André estava próximo da classificação para a fase final do certame, claro, juntamente com o Saad.

CLASSIFICAÇÃO – 1) Saad, com 6 pontos perdidos; 2) Santo André, 7; 3) Portuguesa Santista, 10; 4) Nacional e São José, 11; 5) Esportiva de Guaratinguetá, 13; 6) Bragantino, 14.

FICHA TÉCNICA
Saad 2, Santo André 1 (1 a 0 para o Saad no 1º tempo).
Gols: Arlindo e Valdir para o Saad; Flavio (contra) para o Santo André.
Saad – Fininho; Celso, Flavio, Oscar e Arnaldo; Zanetti e Coppini; Fernandez, Nelson (Nenê), Arlindo e Valdir (Wagner).
Santo André – Odarci; Nelci, Sebastião, Giba e Murias; Pereirinha e Pitico; Ademir, Djalma Duarte (Mojica), Jonas e Rômulo (Niltão).
Arbitragem: Dulcídio Vanderlei Boschila, auxiliado por Geraldo Martins e João Iris Machado.
Renda: Cr$ 19.602,00 (ótima).
Ocorrências: aos 45 minutos da etapa final, Arlindo e Niltão foram expulsos por desentendimento.

Crédito das fotos 1, 2 e 3 – Banco de Dados

HÁ MEIO SÉCULO. O Saad posado, a disputa de bola entre Pereirinha e Coppini, observados por Dulcídio Vanderlei Boschila; e o grito da torcida do Saad: era muita rivalidade...

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 16 de maio de 1992 – Ano 34, edição 8074

MANCHETE – Supermercado de Mauá é saqueado. Grupo de 50 pessoas invadiu o Minibox do Jardim Zaíra. Os saqueadores levaram principalmente leite em pó, arroz, chocolates e bebidas. Três pessoas foram detidas.

POLÍTICA – Tito Costa confirma aliança com PTB. Ex-prefeito de São Bernardo diz que sairá como vice na chapa encabeçada por Walter Demarchi.

CULTURA & LAZER – O Plaza, primeira casa de espetáculos da região, foi inaugurado ontem (15-5-1992) em São Caetano, à Rua Manoel Coelho, 506, com show de Ivan Lins.

EM 16 DE MAIO DE...

1902 – São Paulo organizava a chamada Escola Prática de Comércio, a ser instalada em 1º de junho à Rua Líbero Badaró, esquina com a Rua Direita.

1932 – Greve atingia ferroviários da São Paulo Railway, operários em fábricas de tecidos, sapateiros, vidreiros, padeiros e confeiteiros, garçons e empregados em hotéis e pensões.

A comissão de greve dos ferroviários estava detida. A polícia mantinha vigilância nas estações, linhas, oficinas e armazéns da SPR.

Organizava-se entre os partidos políticos uma “frente ampla” para a defesa da autonomia do Estado de São Paulo e a volta do País ao regime constitucional.

Em Santo André, o padeiro Henrique Dias, da Padaria Progresso, tinha o braço imprensado em uma das máquinas. Em estado grave, foi internado na Santa Casa.

1952 – Santo André constituía comissão que dirigiria os preparativos do IV Centenário de Santo André da Borda do Campo, em 8 de abril de 1955.

Presidente: Fioravante Zampol, prefeito de Santo André; vice-presidentes, Lauro Gomes (prefeito de São Bernardo) e Angelo Raphael Pelegrino (prefeito de São Caetano); secretário geral, Milo Camarosano, presidente da Câmara de Santo André; secretários, Syr Martins e Mario Medeiros Rhein, vereadores de Santo André.

Comissão executiva: Manoel de Goes, presidente; Octaviano Gaiarsa e padre Bibiano de Abreu, vice-presidentes; Luiz Lobo Neto e René Schoeps, secretários; dr. Hugo de Macedo e J. B. Marigo Martins, tesoureiros.

Primeira providência: construção de monumento a João Ramalho, cuja maquete seria escolhida em concurso público.

1957 – Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, sem debates, o projeto de lei nº 592/56, de iniciativa dos deputados Fioravante Zampol e Oswaldo Massei, dispondo que a escola industrial de Santo André continuaria a se chamar “Júlio de Mesquita”.

NOTA – A atual Etec Júlio de Mesquita foi criada pela Prefeitura de São Bernardo em 1935 no então Distrito de Santo André.

SANTOS DO DIA
Margarida de Cortona
João Nepomuceno
Ubaldo
André Bobola

HOJE
Dia do Gari. O termo surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. A expressão “Dia do Gari” surge em 1962.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Hoje é o aniversário de Colorado do Oeste e Presidente Medici, em Rondônia; Coruripe, Murici, São Luís do Quiunde e Traipu, em Alagoas; Laranja da Terra, no Espírito Santo; Muriaé e São João Nepomuceno, em Minas Gerais; Nova Friburgo e São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro; e Nova Laranjeiras, no Paraná.

Falecimentos 

Santo André

Alice Fagóti Sales, 99. Natural de São José do Rio Pardo (São Paulo). Residia no Parque Marajoara, em Santo André. Dia 10. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Glória Manopeli de Souza, 97. Natural de Pontal (São Paulo). Residia na Vila Helena, em Santo André. Dia 11. Jardim da Colina.

Olinda Amaro Galvão, 96. Natural de Ourinhos (São Paulo). Residia na Vila Floresta, em Santo André. Dia 11. Jardim da Colina.

Alice Tagliamento Coradi, 96. Natural de Jaú (São Paulo). Residia na Vila Assunção, em Santo André. Dia 10. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Rita Gasparin, 95. Natural de Piracicaba (São Paulo). Residia no Centro de Santo André. Dia 10. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

São Bernardo

Maria das Dores Moreira, 93. Natural de Santo Antonio do Jardim (São Paulo). Residia no Parque Selecta, em São Bernardo. Dia 9. Cemitério dos Casa.

Maria Dolores de Castro, 85. Natural de Mercês (Minas Gerais). Residia no bairro Alvarenga, em São Bernardo. Dia 9. Cemitério dos Casa.

São Caetano

Wilton Finotti, 84. Natural de Pompéia (São Paulo). Residia no bairro Campestre, em Santo André. Dia 9. Cemitério das Lágrimas.

João Francisco de Abreu Hildebrand, 72. Natural de Araçatuba (São Paulo). Residia no bairro Santo Antonio, em São Caetano. Dia 11, em São Bernardo. Memorial Jardim Santo André.

Diadema

Luciene Marcelina Bento, 75. Natural de Barra Longa (Minas Gerais). Residia no Jardim Campanário, em Diadema. Dia 4. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Maria Gracinete da Costa, 63. Natural de Nova Olinda (Ceará). Residia no Jardim Maria Eneida, em Mauá. Dia 9, em Santo André. Cemitério Santa Lídia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;