Cultura & Lazer Titulo Prêmio
Vilões levam a melhor na APCA
07/05/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Quando a escritora Lygia Fagundes Telles subiu ao palco do Teatro Sérgio Cardoso, segunda-feira à noite, para receber o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de 2007 na categoria livro de memórias pela obra Conspiração de Nuvens, produziu um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Aplaudida de pé, ‘a grande dama da literatura', aos 85 anos, disse que "as nuvens também conspiram, cuidado!" A escritora finalizou seu agradecimento citando versos de Castro Alves: "Bendito o que semeia/Livros... Livros à mão cheia.../E manda o povo pensar!"

Outra dama aplaudida de pé foi Bibi Ferreira, que recebeu o Grande Prêmio da Crítica de teatro por sua carreira. "O teatro é todo entrelaçado, vejo aqui na platéia muitos com quem trabalhei e muitos outros que vou ainda trabalhar. Este prêmio é mais um incentivo", afirmou Bibi, "alegre, bem-disposta e sempre grata". Ela ofereceu seu troféu ao colega Paulo Autran, morto no ano passado.

A cerimônia de entrega dos prêmios da APCA para os melhores de 2007 em nove categorias - artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão (música erudita não teve quórum de críticos) - teve como mestres de cerimônia a escritora e apresentadora Fernanda Young e o ator Marcelo Serrado, ambos premiados nessa edição - ela pelo programa Irritando Fernanda Young, exibido no GNT, e ele por seus trabalhos na novela Vidas Opostas, da Record, e na série Mandrake, da HBO.

Todos os premiados receberam troféu criado pelo escultor Francisco Brennand. O teatro adulto contemplou o espetáculo My Fair Lady, o projeto Satyrianas, o ator Guilherme Weber, a atriz Renata Zhaneta, o autor Fauzi Arap por Chorinho (ele não esteve presente) e o diretor Gabriel Villela pela direção de Salmo 91.

Para o final ficaram as categorias de música popular, cinema e televisão. São as que reúnem as celebridades, principalmente desta vez, com: Selton Mello, premiado por sua atuação no filme O Cheiro do Ralo, Wagner Moura por seu vilão Olavo em Paraíso Tropical e Camila Pitanga por sua Bebel na mesma novela.

Em MPB, Fernanda Takai recebeu prêmio pelo disco Onde Brilhem os Olhos Seus. "Essa obra faz lembrar uma artista importante, inteligente e delicada, a Nara Leão." A cantora Marina de La Riva, prêmio revelação, agradeceu a APCA "por entender que mereço" e foi sentida a falta de Paulinho da Viola, o melhor cantor.

Em cinema, Tropa de Elite (premiado em Berlim) recebeu por montagem (Daniel Rezende) e pela direção de José Padilha, que não esteve presente assim como Eduardo Coutinho, premiado agora por Jogo de Cena.

A premiação de televisão se tornou uma espécie de manifesto contra a ‘aldeia global' nos discursos dos premiados que fazem parte do time da rede Record.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;