Economia Titulo Imposto
Vence hoje IPVA para placas final 4
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
16/01/2013 | 07:04
Compartilhar notícia


Vence hoje o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para os donos de carros com placa final 4. É possível pagar o montante a vista com desconto de 3% ou parcelar em três vezes sem juros. Quem quiser postergar para fevereiro o recolhimento do imposto pode fazê-lo, contanto que o valor total seja quitado sem desconto na data em que venceria a segunda parcela.

A opção da forma de pagamento, se a vista ou parcelado, pode ser feita na boca do caixa das agências bancárias, nos caixas eletrônicos ou nos sites dos bancos. Basta ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

A Secretaria da Fazenda informa que é possível quitar o valor também em casas lotéricas. Quem quiser antecipar o pagamento do licenciamento, porém, não conseguirá, a não ser que utilize o sistema bancário.

O seguro obrigatório, conhecido como DPVAT, tem de ser pago junto com a primeira parcela do IPVA. Quem possui moto, ônibus ou micro-ônibus pode, a partir deste ano, parcelar em três vezes o montante, contanto que cada prestação tenha valor mínimo de R$ 70. A opção é feita também no momento do pagamento. Para carros, o valor deve ser quitado a vista.

A Secretaria da Fazenda reforça que o aviso de vencimento é um simples lembrete - não é boleto nem guia de recolhimento. Mesmo que o proprietário do veículo não tenha ainda recebido o aviso de 2013, o imposto deverá ser pago seguindo os prazos de vencimento (veja arte ao lado).

Para visualizar o valor a ser pago, basta consultá-lo no site do banco ou no link no site da Fazenda (www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet). São necessários Renavam e CPF.

CRONOGRAMA - Nesta semana ainda vão vencer os pagamentos do imposto para proprietários de veículos com placas final 5 e 6. O cronograma, que considera apenas os dias úteis, segue até o dia 24, e encerra o ciclo do mês com as placas final 0.

Neste ano, por conta da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), em vigor desde maio de 2012 - o que reduziu os preços dos veículos em até 10% -, o IPVA ficou em média 8,56% menor.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;