Internacional Titulo
Israel estuda retirar soldados para eleições palestinas
Da AFP
14/11/2004 | 16:45
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, aceitou estudar a retirada das forças de segurança de Israel dos territórios palestinos para facilitar a realização de eleições em dois meses, acatando o pedido do governo americano. A informação foi divulgada neste domingo pelo jornal americano New York Times.

Segundo o jornal, que citou uma fonte próxima às negociações, Israel tem sérias dúvidas sobre a proposta, mas está disposto a avaliar a questão sob determinadas condições. "Quando se trata de implementar a decisão de realizar eleições em 60 dias, surge a questão do que fazer com as Forças de Defesa de Israel", disse a fonte.

"Deseja-se a liberdade de movimento dos palestinos, mas é preciso assegurar que não se fará nada que possa custar vidas israelenses", acrescentou. Durante o período em que o líder palestino Yasser Arafat ficou doente até sua morte, na quinta-feira passada, Washington estimulou Israel a tomar medidas para apoiar os palestinos moderados, antes das eleições nos territórios palestinos.

O presidente americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, se mostraram otimistas na sexta-feira sobre as chances de se alcançar a paz no Oriente Médio.

"Penso que temos uma grande oportunidade para criar um Estado palestino", disse o presidente americano durante entrevista coletiva conjunta na Casa Branca com Tony Blair. "Gostaria que isto acontecesse em quatro anos. Acho que é possível".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;