Internacional Titulo
Movimento nacionalista peruano mantém dez policiais reféns
Da AFP
01/01/2005 | 19:21
Compartilhar notícia


A Polícia Nacional do Peru informou neste sábado que são dez os policiais mantidos reféns pelo movimento nacionalista Etnocacerista, liderado pelo major da reserva do Exército Antauro Humala, que nesta madrugada tomou uma delegacia de Andahuaylas (sudeste).

Mais cedo, Humala havia informado que mantinha três policiais reféns. "Foi uma intervenção militar de muita estratégia e nos possibilitou tomar a instalação policias e manter três homens reféns", declarou Humala à Radioprogramas do Peru.

O líder rebelde destacou que quando entraram na delegacia os policiais estavam comemorando o Ano Novo. "Temos fotos e vamos enviá-las à imprensa", afirmou, acrescentando que assume a responsabilidade pelo que acontecer daqui adiante.

"O povo de Andahuaylas nos apóia e está nas ruas para mostrar seu afeto por nós", enfatizou o líder.

A tomada da delegacia por cerca de 150 militares da reserva armados deixou um saldo de sete feridos, cinco deles policiais e dois civis. Humala disse que lidera um levante com o objetivo de conseguir a renúncia do presidente Toledo, a quem classifica como chefe de um governo corrupto e vendido ao capital estrangeiro, sobretudo ao Chile.

Humala explicou que outra exigência é que se ponha fim à entrada de capital chileno no país, que teria sido invadido pelo dinheiro da nação vizinha.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;