Esportes Titulo
Tricolor x Lusa: fases e metas distintas
Dérek Bittencourt
Especial para o Diário
27/07/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


São Paulo e Portuguesa fazem hoje, às 18h10, no estádio do Morumbi, o clássico paulista da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em situações opostas na tabela, as equipes lutam por objetivos distintos. O Tricolor busca entrar no G-4, grupo dos que se classificam à Copa Libertadores do ano que vem. Já o time do Canindé tenta se afastar da zona de descenso.

Na última rodada, nenhuma das equipes saiu de campo vitoriosa. Enquanto a Lusa empatou no Canindé com o Flamengo, por 2 a 2, o São Paulo foi derrotado no Sul pelo Internacional, por 2 a 0, no Beira-Rio.

O clássico tem uma história de décadas e o retrospecto em Campeonatos Brasileiros é de muito equilíbrio. Em 25 duelos, foram dez vitórias do time são-paulino, nove da Portuguesa e seis empates. Um jogo que está marcado na mente dos torcedores de ambas as torcidas foi realizado há exatos dez anos, quando a Portuguesa aplicou uma goleada de 7 a 2 sobre o time do Morumbi, que tinha no elenco nomes como França e Dodô.

Por outro lado, as equipes já decidiram duas vezes o Campeonato Paulista, em 1975 e em 1985 e ambos foram vencidos pelo São Paulo.

Pelo lado são-paulino a meta é voltar a vencer para continuar em busca do tricampeonato ou, no mínimo, de uma vaga na Libertadores. "Nós temos condições e vamos melhorar. Nem penso em outra possibilidade porque o que jogamos contra o Inter foi muito pouco. Mas, se for nesse nível, está ótimo: vencemos três seguidas e perdemos uma", explicou o técnico Muricy Ramalho.

O meia Hugo, mais energicamente, exige uma vitória do Tricolor hoje. "Será um jogo difícil, mas temos a obrigação de vencer. Estamos pensando apenas nessa partida para buscar a reabilitação", comentou.

O São Paulo, porém, não terá Miranda e Borges, machucados, além de Alex Silva e Hernanes, que estão com a Seleção Brasileira para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim. Assim, quem deverá formar a zaga ao lado de André Dias e Juninho é o polivalente Zé Luís.

A Portuguesa, por sua vez, não terá o atacante Washington e o volante Gavilán, suspensos pelo terceiro amarelo recebido contra o Flamengo, e o atacante Diogo, punido pelo STJD. Com estes problemas, o técnico Valdir Espinosa será obrigado a trocar o esquema 4-3-3 pelo 4-4-2.

Tanto o elenco rubro-verde quanto o treinador sabem das dificuldades de enfrentar o Tricolor no Morumbi e Espinosa adianta que a Lusa será cautelosa, mas vai se impor em campo. "O São Paulo é um time forte e nós temos de tomar cuidado. Temos de respeitar, mas não temer o adversário", afirmou o treinador. "Eles têm jogadores de qualidade, além de ser uma equipe diferenciada", completou o goleiro Sérgio.

Para o atacante Jonas, será uma partida em que a Portuguesa tem de aproveitar para somar pontos. "Vai ser um jogo muito importante para nossas pretensões no Campeonato Brasileiro. Temos de somar pontos para alcançar nosso objetivo, que é terminar o primeiro turno entre os oito primeiros." (com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;