Setecidades Titulo
Tempo seco aumenta a poluição
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
16/07/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


A baixa umidade do ar, inferior a 30% segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, prejudica a dispersão de poluentes. No Grande ABC, as estações medidoras da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo registraram ontem qualidade do ar regular em todas as cidades. Anteontem, a estação de São Caetano teve índice ruim.

A gerente da divisão de qualidade do ar da Cetesb, Maria Helena Martins, explicou que, com o tempo seco, mais partículas ficam em suspensão no ar e são inaladas pelas pessoas, tais como ácaros, enxofre, poeira, restos de materiais queimados, entre outros. "Baixa umidade do ar e poluição podem ocasionar ou agravar problemas respiratórios e infecções nas pessoas mais suscetíveis."

A Secretaria de Saúde do Estado pede cuidados especiais com crianças, idosos e pessoas que possuem quadros de doenças respiratórias, pois ficam mais vulneráveis nesse período. O ar seco afeta diretamente as vias aéreas e facilita a entrada de vírus e bactérias.

É o que acontece com o estudante André Henrique Solmazzo, 18 anos. O andreense tem rinite alérgica. "Demoro de uma a duas horas para pegar no sono por causa do nariz entupido."

A mãe de André, a professora Devanizia Solmazzo Bastos, 50, espalha baldes e bacias com água pela casa, além de manter as janelas abertas para o ar circular. Mas, de uns tempos para cá, até isso ficou difícil, pois estão utilizando o terreno em frente à sua residência, na Rua Atibaia, no bairro Valparaíso, para queimar madeira e entulho. "Fica o dia inteiro esse cheiro de queimado e a fuligem no ar. Não conseguimos respirar."

O terreno é particular. O Semasa informou que realizará vistoria no local. Ontem, a autarquia decretou estado de alerta na cidade, onde o índice de umidade do ar era de 22%. 

PREVISÃO
A previsão do Inmet é que a baixa umidade deve se manter em todo o Estado pelo menos até o próximo domingo. Na terça-feira pode cair garoa fina durante a tarde e a noite, mas chuva mesmo está prevista apenas para a próxima sexta-feira. Segundo Maria Helena, porém, basta que haja vento para que a poluição tenha mais facilidade em se dispersar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;