Internacional Titulo
Papa diz que religiosos envolvidos em escândalos são minoria
Do Diário OnLine
28/07/2002 | 12:58
Compartilhar notícia


Centenas de milhares de pessoas se reuniram na manhã deste domingo no Parque Downsview, em Toronto, no Canadá, para assistir a última missa celebrada pelo papa João Paulo II durante sua visita ao país. Autoridades canadenses calcularam que o número de fiéis reunidos no parque chegou a 800 mil.

Durante a cerimônia, o papa disse que o abuso sexual de crianças por padres era motivo de vergonha e tristeza para os católicos. Ele pediu que os membros da igreja se unam à vasta maioria' dos clérigos virtuosos.

A declaração é feita após ter sido noticiado que dois padres de Nova Jersey, nos Estados Unidos, foram presos em Montreal no início deste mês por terem pedido favores sexuais a menores.

João Paulo II disse que padres que abusam de crianças eram uma minoria e que as 'maçãs ruins' da igreja não poderiam manchar a imagem da instituição. "Mas eu acredito que a vasta maioria de padres é dedicada e generosa. São religiosos que só querem servir ao bem", afirmou.

João Paulo II chegou de helicóptero ao parque e usou o papamóvel para andar entre a multidão para que os fiéis pudessem vê-lo. Bem disposto, ele se mostrou melhor de saúde do que sua última viagem, em maio deste ano, para a Bulgária e Azerbaijão.

No sábado, o Pontífice conseguiu atrair o maior número de ouvintes da viagem. Cerca de 550 mil pessoas, a maioria jovens, acamparam no parque para esperar pela missa do papa. Durante a homilia, ele disse aos jovens que os eventos ocorridos nos Estados Unidos no dia 11 de setembro do ano passado deixaram um ícone do mal no mundo, que eles teriam de superar construindo uma civilização de amor e a paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;