Internacional Titulo
Países ricos e emergentes debatem políticas ambientais em Londres
Da AFP
01/11/2005 | 13:40
Compartilhar notícia


Os ministros da Energia e do Meio Ambiente dos principais países industrializados debatem nesta terça-feira, em Londres, com colegas de Brasil, México, China e outras potências emergentes como combater as mudanças climáticas que ameaçam cada vez mais o planeta.

"O centro da nossa reunião é a energia e como podemos usar melhor a tecnologia para fazer a transição para uma economia com baixas emissões de carbono" (causadores do aquecimento do planeta), disse nesta terça-feira a ministra britânica do Meio Ambiente, Margaret Beckett.

A questão é "como podemos tornar mais acessíveis, mais cedo" tecnologias "limpas", explicou Beckett, que preside a conferência na qual 20 países debatem o desenvolvimento de novas tecnologias energéticas para combater a mudança climática.

Este encontro entre países industrializados e economias emergentes como Brasil, China, Índia, África do Sul, Coréia do Sul, Indonésia, México, Irã e Nigéria - que têm importantes necessidades energéticas e são grandes emissores de C02 - constitui o lançamento formal do diálogo sobre o clima proposto em julho, durante a cúpula do G-8 em Gleneagles, Escócia.

Segundo a ministra britânica, a próxima reunião entre países ricos e emergentes será celebrada no México, no ano que vem, por proposta deste país.

O premier britânico, Tony Blair, que deve encerrar a conferência, advertiu, às vésperas da inauguração, que "não pode haver nenhuma solução realista" para o problema da mudança climática "sem que Estados Unidos, Rússia, Japão, China e Índia trabalhem juntos".

A Grã-Bretanha afirmou seu desejo de que se alcance nesta reunião um consenso para avançar além do protocolo de Kyoto, que impõe aos países industrializados reduções de CO2 e outros gases causadores de efeito estufa.

Este acordo, que expira em 2012, não foi assinado pelos Estados Unidos, o primeiro consumidor mundial de energia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;