Economia Titulo
Alimentos 'in natura' geram alta no IPC-S em março
18/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Alimentos in natura mais caros levaram à taxa maior do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) em São Paulo - de 0,81% para 0,87% - entre a primeira e a segunda quadrissemana de março.

Segundo o economista da FGV (Fundação Getúlio Vargas), André Braz, as fortes chuvas no mês têm prejudicado a produção dos in natura - e, por consequência, reduzido a oferta deste tipo de alimento no mercado interno da capital paulista, na segunda quadrissemana de março.

Os destaques de aumentos de preços ficaram por conta de hortaliças e legumes, cuja taxa de inflação saiu de 6,85% para 9,20% no período. Um dos produtos mais afetados foi o tomate, cuja taxa de elevação de preços saltou de 31,44% para 45,72%.

"Somente o tomate respondeu por um terço da variação de preços de hortaliças e legumes no período", afirmou Braz. Isso elevou a inflação dos alimentos (de 1,91% para 2,33%) na capital paulista. Houve ainda intensificação nas taxas de inflação de leite tipo longa vida (de 3,85% para 5,29%); no ovo (de 2,31% para 2,86%); e no filé de peixe (de 1,73% para 3,36%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;