Política Titulo Governista
Regina Maura expõe plano de tecnologia para S.Caetano
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
04/09/2012 | 07:27
Compartilhar notícia


A prefeiturável governista, Regina Maura Zetone (PTB), prometeu ontem a integrantes do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) implantar rede de fibra óptica para transferência de dados nos 15 quilômetros quadrados de território da cidade. Essa infraestrutura teria a função de interligar todos os setores do serviço público e complementar os projetos digitais já propostos pela candidata.

De acordo com Regina, a concretização da rede não oneraria os cofres públicos. "Hoje existem empresas que podem fazer essa infraestrutura sem cobrar nada, apenas pelo direito de explorar o serviço", explicou. O modelo de contrato público caminharia para o de outorga. O molde em que a fibra óptica se estabeleceria na cidade seria definido após a petebista assumir o Paço, em eventual vitória nas urnas. "Podemos rasgar a cidade e fazer a rede subterrânea, ou então utilizar espaço nos postes de energia elétrica. O ideal é que nas principais vias da cidade seja subterrâneo", disse.

Com o estabelecimento dessa infraestrutura, a prefeiturável garantiu que a rede de dados de todos os serviços públicos, como Saúde, Educação e Segurança, seriam interligados. "Hoje o sistema de semáforo inteligente não funciona direito porque não tem esse processo integrado. Os netbooks nas escolas também precisam de rede", comentou a petebista. O equipamento viabilizaria uma das principais propostas da candidata, a de transformar São Caetano em cidade digital, que, em linhas gerais, não seria apenas por acesso à internet.

Durante a discussão, os integrantes do ITESCS lembraram Regina que o projeto de implantar a rede de fibra óptica foi apresentado ao prefeito José Auricchio Júnior (PTB) antes de ele chegar ao Palácio da Cerâmica, cerca de oito anos atrás, mas não obteve sucesso.

O grupo considerou que isso irá atrair empresas do setor de Tecnologia da Informação e poderá transformar a cidade em polo tecnológico, como almeja a prefeiturável em suas propostas.

A petebista justificou a não implementação e afirmou que seu governo não terá influência de Auricchio. "Governar é escolher prioridades e o prefeito optou pela estruturação da rede de Saúde e Educação. Agora, eu só preciso manter e melhorar." Regina esteve acompanhada do vereador Fábio Palácio (PR), que busca reeleição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;