Cultura & Lazer Titulo Cinema
Trabalho e piano em família

Curta-metragem 'O Afinador', a única produção brasileira no
69º Festival de Veneza, conta com um ator de São Bernardo

Camilla Feltrin
Especial para o Diário
04/09/2012 | 07:15
Compartilhar notícia


Afinar um instrumento musical não é tarefa fácil. Cada corda deve corresponder a uma nota de modo harmonioso. E não só guitarras e vilões se enquadram na categoria de instrumentos de corda, os pianos também são.

O único filme brasileiro apresentado no 69º Festival de Veneza é justamente sobre dois afinadores de pianos; o pai (Norival Rizzo) que ensina o ofício a Paulo, (Lui Seixas), seu filho. Em 'O Afinador', o ambiente familiar é conturbado após Paulo se interessar em ser um pianista famoso e não afinador trancado em oficina.

O curta-metragem nacional tem 15 minutos e é dirigido pelos paulistas Fernando Camargo e Matheus Parizi. Sem captação de recursos financeiros ou patrocinadores, os diretores bancaram os R$ 60 mil da produção do próprio bolso.

Murtinho, funcionário da oficina de pianos, é interpretado pelo ator Adriano Oliveira, que nasceu na cidade mineira de Governador Valadares mas vive em São Bernardo desde 2002, quando se mudou com a família.

Na história o personagem de Adriano acompanha as discussões familiares e é a pessoa com a qual todos descontam o estresse.

O ator soube da seleção de profissionais para o curta por meio do Studio Fátima Toledo, famosa preparadora de elenco de filmes nacionais como 'Pixote' (1981), 'Cidade de Deus' (2002) e 'Tropa de Elite' (2007).

"Foi minha primeira experiência profissional depois dos cursos de interpretação que fiz com a Fátima Toledo", conta o ator, que já participou do curta 'Rua Javari' (2007).

Para ele, participar desse trabalho foi importante para aprender com atores mais antigos e experientes, como Norival Rizzo. Além disso, o trabalho também pode render maior visibilidade para ele no meio artístico. "Meu sonho desde pequeno é atuar no cinema", contou.

De volta ao Brasil, 'O Afinador' também será exibido na Mostra Juventude do 14º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, a ser realizado de 13 a 24 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;