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International tem metas ambiciosas
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
23/10/2010 | 07:02
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Depois de passagem rápida e frustrada pelo Brasil entre 1998 e 2002, a International retorna ao mercado nacional. Desta vez, no entanto, a marca que lidera venda de caminhões nos Estados Unidos diz chegar com bases mais sólidas. A International será representada pela NC², joint venture formada pela Caterpillar e a Navistar. O objetivo é estar entre os cinco maiores fabricantes do Brasil até 2015. A NC² também vai vender caminhões com a marca Cat, numa rede independente da International no País.

Em novembro, será lançado o modelo pesado International 9800i - adaptado pela engenharia da NC² nos Estados Unidos para atender ao gosto e às necessidades locais, além de outros mercados sul-americanos onde a empresa vai operar via Brasil. No início de 2011 chegará o semipesado International DuraStar.

Na apresentação da joint-venture à imprensa nesta semana, executivos da NC² se esforçaram para vencer a desconfiança de parte da mídia especializada, já que a International abandonou de forma repentina o Brasil. "Nosso compromisso com esse mercado agora é sério e de longo prazo", afirmou Al Saltiel, presidente da NC². "Para começar, desta vez não é nem International nem Navistar, mas sim uma nova empresa formada com a força e a robustez da Caterpillar e Navistar, companhias com conhecimento e robustez financeira."

Tanto o pesado International quanto o semipesado International DuraStar serão produzidos em Caxias do Sul (RS), em uma área da fábrica da Agrale alugada pela Navistar, cujas operações agora passam a ser comandadas e controladas pela NC². Segundo Saltiel, os dois caminhões já nascem com 60% de nacionalização de peças e componentes, fator obrigatório para que a empresa se encaixe nas exigências do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para poder se beneficiar das vendas financiadas com recursos públicos.

A NC² também prometeu, dentro de seis ou sete meses, anunciar o plano de construção de fábrica no Brasil para produção de nova linha de caminhões com cabine avançada das marcas International e Cat. A nova linha de produção incluirá mais de 15 modelos - abrangendo desde o de dez toneladas até o de 74 toneladas PBTC (Peso Bruto Total Combinado), com motores variando de 180 cv a mais de 500 cv.

O presidente da NC² disse que a operação brasileira recebe investimentos de US$ 200 milhões, recursos destinados à compra de equipamentos, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, bem como contratação e treinamento de funcionários. Deste total, US$ 10 milhões serão aplicados na expansão da linha de montagem da planta existente, com planos de abrir 150 novas vagas de emprego até 2011.

Sediada em Lisle (Illinois, Estados Unidos), a NC² quer priorizar mercados com alto potencial no mundo, incluindo Brasil, África do Sul, Austrália e China. Com sede administrativa brasileira em São Paulo, a NC² promete ao mercado nacional combinação entre a expertise de fabricação de caminhões Navistar e a força global da rede Caterpillar, líder mundial na produção de equipamentos pesados.

Os caminhões feitos pela NC² serão distribuídos no Brasil por meio de redes de revendedores das marcas International e Cat. Até 2015, a empresa planeja contar com mais de 60 pontos de venda em todo o País. "Preferimos priorizar grupos que vão controlar lojas em vários pontos de uma região", afirmou Cear Longo, diretor regional de Vendas da NC². Segundo ele, a rede de revendedores da International já conta com cinco pontos de venda e chegará a dez até o fim do ano.




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