Esportes Titulo Disponível
São Caetano apaga painel do ginasta Arthur Zanetti

Desgastada, obra foi considerada de restauração ‘inviável’ pelo artista plástico Aleksandro Reis

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
11/03/2022 | 00:11
Compartilhar notícia
André Henriques/ Claudinei Plaza/ DGABC


Munícipes de São Caetano e motoristas que trafegam pelas Avenida Goiás e Rua Oswaldo Cruz se depararam com um paredão todo branco na lateral do prédio do antigo Centro Digital e local onde hoje funciona a Secretaria de Educação e que, até o início da semana, havia uma grande pintura do artista plástico Aleksandro Reis, que é do município, em homenagem ao ginasta medalhista olímpico Arthur Zanetti, uma das mais ilustres figuras do território são-caetanense. O painel estava no local desde 2016 e, segundo a administração pública, será substituído. O autor, inclusive, sugeriu alguns nomes, entre personalidades e figuras notórias que tenham relação com a cidade, que estão sob análise da Prefeitura.

No antigo painel, de 12 metros de altura por 6 metros de largura, Arthur Zanetti segurava a Bandeira do Brasil debaixo da tocha e dos anéis olímpicos. Entretanto, a obra já estava bastante desgastada por ficar exposta ao tempo, sem possibilidade de restauro. Assim, o artista e o poder público decidiram cobrir a arte com tinta branca por cima e fazer uma nova no lugar. 


Antigo painel de 12 metros de altura e 6 de largura. 
Foto: Claudinei Plaza/ DGABC

“A intervenção artística foi criada por Aleksandro Reis como contribuição para o evento histórico da passagem da tocha olímpica pela cidade, que ocorreu no dia 23 de julho de 2016. Não foi feita para durar para sempre, pela exposição ao clima e ao tempo. A imagem já estava deteriorada e o próprio artista, Aleksandro Reis, considerou ser inviável a restauração”, justificou, em nota, a Prefeitura de São Caetano. “O artista não só foi avisado da remoção da imagem como está envolvido no processo. O projeto é ter outras imagens ali periodicamente, que representem outros aspectos da história e da cultura de São Caetano”, complementou a administração do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

O atleta, medalha de ouro nas argolas em Londres-2012 e prata no mesmo aparelho na Rio-2016, preferiu não comentar sobre o assunto. Fontes dizem que a relação entre Arthur Zanetti e a Prefeitura, que sofreu alguns problemas no primeiro semestre do ano passado e ficou estremecida, já está restabelecida e ele segue treinando no município onde nasceu e vive. Em fevereiro, o ginasta – vacinado – testou positivo para Covid-19, mas já está totalmente recuperado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;