Internacional Titulo
Turquia vai manter presença militar no Norte do Iraque
Da AFP
19/10/2002 | 16:13
Compartilhar notícia


A Turquia, aliado-chave dos Estados Unidos, vai manter seus soldados na fronteira com o Norte do Iraque por temer que os grupos locais curdos criem um estado independente, afirmou neste sábado o chanceler turco, Sukru Sina Gurel.

"Nosso interesse e presença no Iraque vão continuar", disse Gurel à imprensa na cidade de Afyon, informou a agência Anatólia. "Tomaremos medidas adicionais se for necessário", acrescentou.

As declarações de Gurel seguem uma informação surgida na imprensa no sábado, que afirmava que 12 mil soldados turcos cruzaram a fronteira com o Iraque.

Fontes militares disseram que a noticia é "completamente infundada".

Há até pouco tempo, a Turquia não reconhecia que mantinha presença militar no Norte do Iraque, governado por duas facções curdas desde que a região escapou ao controle de Bagdá após a guerra do Golfo, em 1991.

As autoridades turcas temem que um Estado curdo em suas portas incite suas próprias comunidades curdas à independência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;