Internacional Titulo
Governo e rebeldes fecham acordo sobre fim de conflito no Congo
Da AFP
27/07/2006 | 10:16
Compartilhar notícia


O governo da República Democrática do Congo e os milicianos do MRC (Movimento Revolucionário Congolês) de Ituri, nordeste do país, chegaram a um acordo para acabar com o conflito armado neste problemático distrito. As informações são de um comunicado do conjunto.

O acordo, co-assinado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como mediador, pode dar fim a um dos conflitos mais sangrentos do Congo. Desde 1999, os confrontos entre milícias e a violência étnica deixaram mais de 60 mil mortos e mais de 600 mil desabrigados em Ituri, segundo agências humanitárias.

"As duas partes concordaram em acabar com o conflito armado em Ituri e criar condições de um retorno à paz, à reconciliação entre todas as comunidades congolesas e à consolidação do processo eleitoral", destaca o texto, que prevê uma anistia geral para todos os membros do MRC.

O MRC, que agrupa milhares de combatentes saídos de antigos grupos armados em Ituri, é atualmente a única milícia estruturada que permanece ativa neste distrito, onde recentemente intensificou os ataques contra as tropas do Exército do país.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;