Internacional Titulo
Apreensoes de drogas psicotrópicas aumentaram 400%
Do Diário do Grande ABC
29/05/2000 | 14:05
Compartilhar notícia


As apreensoes mundiais de drogas psicotrópicas e sintéticas aumentaram 400% em 1999, enquanto que as de outras drogas pesadas e leves aumentaram 11%, destacaram nesta segunda-feira, em coletiva de imprensa, em Bruxelas, a Organizaçao Mundial de Alfândegas (OMD) e a Interpol.

``Essas cifras revelam que, no ano passado, houve um aumento da produçao, do tráfico e do consumo (em relaçao a 1998), mas também uma cooperaçao internacional melhor e por isso um número maior de apreensoes', analisou Michel Danet, secretário geral da OMD, instituiçao que agrupa 151 países.

Os serviços alfandegários ressaltaram em particular o aumento desproporcional das apreensoes de substâncias psicotrópicas, entre as quais figuram as metanfetaminas (multiplicaçao por 6 mil dos comprimidos obtidos entre 1995 e 1999), ecstasy (dez vezes mais apreensoes desde 1994) e anfetaminas (16 vezes mais).

A Europa converteu-se, desta forma, no primeiro fornecedor mundial de ecstasy, com a proliferaçao de laboratórios clandestinos que alimentam o mercado europeu e também a América do Norte por via aérea (aeroportos e empresas de correio privado).

Esse aumento do tráfico de drogas sintéticas levou as alfândegas e polícias a incrementarem os controles sobre os produtos químicos utilizados para sua fabricaçao.

A interceptaçao desses precursores, que sao desviados por traficantes de seus canais de distribuiçao lícitos, duplicou entre 1998 e 1999, segundo a OMD.

Além das substâncias psicotrópicas, um total de 4.256 toneladas de drogas foram capturadas no ano passado no mundo, das quais 36 toneladas de heroína, 420 toneladas de cocaína e 3.800 toneladas de maconha, em comparaçao com as 3. 837 toneladas em 1998.

As apreensoes realizadas pelos serviços alfandegários - em torno de um terço do total - representam perdas da ordem de US$ 60 bilhoes para as organizaçoes criminosas, segundo a OMD.

O Afeganistao continua sendo o maior produtor de ópio (77% do total mundial), a partir do qual se elabora a heroína. As quantidades apreendidas de heroína aumentaram 16% no ano passado.

As apreensoes de cocaína progrediram, por sua vez, 15%. O tráfico por via marítima para os Estados Unidos passa pela América Central e Caribe, e o tráfico que se dirige para a Europa passa através da Espanha e da Holanda, principalmente.

Em relaçao à maconha, a droga leve que a OMD inclui em suas estatísticas sem separá-la das drogas pesadas, a pasta marroquina continua sendo a mais apreendida (600 toneladas na Europa, em 1999), à frente do Afeganistao e Paquistao.

Os traficantes diversificam cada vez mais os produtos utilizados para esconder os narcóticos. Além de frutas (laranjas, limoes, bananas) e de legumes e hortaliças (olivas, cenouras), também sao usados tubos catódicos de computador para ocultar a heroína, assim as peças industriais que sao enviadas por serviços de correio particular o sao para a cocaína ou cabos de guarda-chuvas para a maconha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;