Política Titulo Tirar 17 do páreo
PT contém lista com 49 candidatos à vereança
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
25/10/2015 | 07:35
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC:


Aliado ao projeto de reeleição do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), o diretório do PT municipal fechou lista preliminar com 49 pré-candidatos inscritos a uma vaga de vereador no processo eleitoral do ano que vem. Conforme estimativa para o pleito, a cúpula do partido faz projeção de tirar 17 nomes do páreo e finalizar a chapa proporcional com 32 postulantes, o que deve acontecer até o fim de dezembro. A executiva já montou, inclusive, comissão interna para iniciar debate sobre os critérios de corte.

No rol da legenda há confirmação na disputa da atual bancada de parlamentares, composta por José Montoro Filho, o Montorinho, Eduardo Leite, Alemão Duarte, Bete Siraque e Luiz Alberto. O quinteto tem espaço garantido. Os demais inscritos passarão pela peneira prévia. Entre as opções, os ex-vereadores Jurandir Gallo e Jairinho. O primeiro deu lugar ao filho, Thiago Gallo, no último páreo, sem sucesso nas urnas. Único nome que compõe hoje primeiro ou segundo escalões do governo municipal é o secretário adjunto de Paranapiacaba, Fabrício França – obteve 1.753 votos em 2012. A secretária de Mulheres, Silmara Conchão, não entrará novamente na eleição. Ex-número dois da Pasta de Governo, Willians Bezerra foi ratificado. Ex-parlamentar, Claudio Malatesta indicou a sua mulher, Malu Malatesta, à concorrência.

Vereador licenciado e hoje titular da Cultura, Tiago Nogueira, conforme antecipado pelo Diário, não vai concorrer no pleito. Ele, que recebeu 3.256 sufrágios em 2012, vai atuar na coordenação da campanha majoritária. Ex-coordenador da regional do PT, Humberto Tobé também ficou de fora, assim como o ex-parlamentar Ivo Martim. Na campanha de três anos atrás, o PT angariou 73,7 mil votos de legenda, ficando no topo do ranking.

A direção fez reunião ontem na sede do partido. Cada pleiteante será chamado para discussão. Presidente do PT andreense, o deputado estadual Luiz Turco afirmou que o debate de corte deve envolver “base eleitoral, quantidade de votos na eleição passada e identidade com a sigla”. Segundo o dirigente, com o desgaste do petismo no âmbito nacional, o PT deve obter menor votação de legenda, só que a linha que será adotada é levar em consideração comparativo entre governos – Grana e Aidan Ravin (PSB, 2009-2012). “Vamos defender o nosso projeto, de diálogo com a sociedade na cidade. Fazer a lição de casa e assim evitar que a crise nacional contamine. A população está mais madura, apesar de movimento de certos setores conservadores.”

Montorinho avaliou que o PT vive momento “nunca antes visto” ao reconhecer crise política histórica, em Brasília. Para o vereador, no entanto, a questão nacional não vai ter impacto pesado a ponto de queda de representação na Câmara. “Teremos que enfrentar essa barreira, reforçando as lideranças, com a força e união da militância.” Eduardo Leite reiterou que a disputa será focada em avaliações de governo na cidade. “Considero que o plano nacional repercute pouco. O eleitor julgará a administração municipal e em todos os aspectos o Grana é mais eficiente.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;