Setecidades Titulo Trânsito
Recapeamento ainda
provoca problemas

Mesmo com trabalhos de recuperação, motoristas reclamam
de ondulações e falta de sinalização na Avenida dos Estados

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
23/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O processo de recuperação da Avenida dos Estados não afasta problemas para os motoristas que necessitam trafegar na pista na margem direita do Rio Tamanduateí (sentido São Paulo) diariamente. As principais observações dos condutores de motocicletas e veículos leves e pesados estão relacionadas à falta de sinalização no trecho já recapeado, às ondulações e emendas entre uma faixa e outra, prejudiciais principalmente aos motoqueiros, e aos recortes deixados na via em virtude de o recapeamento não estar sendo feito de forma contínua.

Nos pontos já recapeados, a preocupação do garçom Danilo Moreira, 29 anos, é quanto à falta de sinalização para delimitar as quatro faixas. Apesar de acostumado com o caminho percorrido de sua casa, em Mauá, até o trabalho, passando pela Avenida dos Estados em Santo André, ele acredita na possibilidade de acidentes. "Às vezes os carros invadem nossa pista, então é preciso ter cuidado dobrado."

Para o mecânico Luiz Carlos Bento, 28, o principal problema são as saliências no asfalto, observadas entre as faixas já recapeadas. "Essa emendas entre uma faixa e outra atrapalham a vida dos motoqueiros e deixam os motoristas com medo de batidas", destaca.

Ao percorrer os nove quilômetros que estão recebendo melhorias na Avenida dos Estados, é possível observar pedaços da via recapeados intercalados por trechos em obras, seja para recuperação de guia e sarjeta do lado direito da via ou colocação de dutos na pista da esquerda.

O trecho mais problemático da avenida se concentra próximo à Praça Samuel de Castro Neves, onde há pequeno desnível entre as duas faixas recapeadas (mais altas) e aquelas que ainda aguardam recuperação asfáltica. Ao passar por este ponto, a equipe do Diário constatou o problema, já que os veículos ficam instáveis com a troca e irregularidade das superfícies.

RECUPERAÇÃO

Iniciado em outubro, o recapeamento da avenida foi acordado entre a Aquapolo e Santo André como compensação pela colocação de adutoras que levarão água de reúso da ETE ABC ao Polo Petroquímico de Capuava. Antes prevista para acabar em janeiro, a recuperação será finalizada até dezembro, segundo a Aquapolo.

A empresa informou que já foi executado o recapeamento das duas faixas onde a adutora foi colocada (faixas 1 e 2 sentido São Paulo), com exceção de seis trechos que aguardam fim da execução das caixas de ventosas e descargas. Falta também o recapeamento do trecho entre o Sam's Club e a Estação Prefeito Saladino, na terceira faixa, pelo mesmo motivo. Santo André ficou responsável por recuperar os outros 50% da faixa 3 e 100% da faixa 4 sentido São Paulo e pela reconstrução das guias e sarjetas da pista 4.

Contrapartida de Santo André segue indefinida

Junto das melhorias realizadas na Avenida dos Estados, a Aquapolo dará contrapartida a Santo André e São Caetano pela instalação dos dutos no trecho da via que corta as duas cidades. Enquanto a reforma do pronto-socorro no bairro Fundação, em São Caetano - será clínica de oftalmologia, oncologia e emergência - fica pronta em dezembro, o projeto de Santo André não chegou ao conhecimento da empresa.

O secretário de Gabinete de Santo André, Nilson Bonomi, justifica que se reunirá com representantes da Aquapolo no dia 30. "Acredito que essa reunião possibilitará o aumento do valor da contrapartida", destaca.

Inicialmente, o acordo previa construção de dois prédios para funcionamento de um Centro de Referência de Assistência Social.

A Aquapolo não informou o valor das contrapartidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;