Política Titulo
Consórcio Intermunicipal se prepara para sucessão
Julia Silva
Especial para o Diário
18/01/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Os prefeitos das sete cidades do Grande ABC vão se reunir na manhã de hoje na sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para realizar a 185ª reunião do Conselho de Municípios. Entre as pautas definidas para a primeira reunião do ano está a discussão do processo sucessório para o comando da entidade.

A pauta do encontro foi discutida por assessores dos prefeitos e representantes do Consórcio em reunião realizada há uma semana. O principal tema discutido será a instalação da nova personalidade jurídica do Consórcio. O tema inclui a definição de data para a instalação da assembleia geral, o processo sucessório e a aprovação do estatuto da entidade já como órgão público.

O atual presidente do Consórcio, prefeito José Auricchio Júnior (PTB-São Caetano), confirma que o chefe do Executivo de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), é o principal nome para assumir o comando da instituição. O verde tem o apoio, além do próprio Auricchio, dos prefeitos Adler Kiko Teixeira (PSDB-Rio Grande da Serra) e Aidan Ravin (PTB-Santo André).

ANO DECISIVO
O ano de 2010 será decisivo para entidade, que passará por mudanças para dar maior agilidade aos processos tratados pelos sete municípios. Alterando a personalidade jurídica do órgão - já aprovada pelas câmaras das sete cidades para autarquia, o Consórcio poderá firmar convênios de cooperação conjunta e termos para prestação de serviços. Com isso, será capaz de realizar licitações, contratar funcionários e contrair empréstimos por meio dos governos federal e estadual. "A nova modalidade dará ao Consórcio uma capacidade de articulação regional ainda maior. Sem dúvida, todos os municípios da região ganharão com a mudança de personalidade jurídica", declarou Auricchio, em recente entrevista concedida ao Diário.

No encontro de hoje, os prefeitos também discutirão a proposta de orçamento e o plano de atividades do entidade para este ano. O pré-credenciamento do Polo Tecnológico Grande ABC no SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos) também está previsto para constar da pauta de debate entre os chefes de Executivo.

PIONEIRISMO
O Consórcio Intermunicipal das Bacias do Alto Tamanduateí e Billings, também conhecido como Consórcio Intermunicipal Grande ABC, é o resultado do esforço e trabalho conjuntos das sete cidades da região.

Foi instituído em 19 de dezembro de 1990, como associação civil de direito privado, atuando como órgão articulador de políticas públicas setoriais.

A parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico também tem sido fundamental para o avanço da entidade no que se refere ao fortalecimento da região no cenário estadual.
(Supervisão Maurício Klai)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;