Política Titulo
Xodó de Lula, Claudinho fica próximo da Macro PT

Ex-prefeiturável de Rio Grande deve preparar legenda para 2014

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
27/01/2013 | 07:33
Compartilhar notícia


 

Após ter seus 15 minutos de fama ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a eleição de outubro, Claudinho da Geladeira (PT), ex-prefeiturável de Rio Grande da Serra, deve se tornar um dos coordenadores da Macro PT Grande ABC. O petista mantém conversas afinadas com os prefeitos para ser alçado ao cargo.

O trabalho na articulação pode começar após o feriado de Carnaval e tem como foco principal a preparação para as eleições de 2014, quando o PT vislumbra conquistar o Estado de São Paulo pela primeira vez em sua história e quebrar a hegemonia tucana.

Claudinho afirmou que a campanha eleitoral no ano passado com apoio de Lula foi importante para a conquista do espaço de coordenador. Na semana que antecedeu o pleito, o ex-presidente gravou um vídeo ao lado do correligionário - o material virou hit na internet e já ultrapassou 7.200 visualizações no Youtube.

O ex-prefeiturável ressaltou que sua participação na coordenação regional do PT inseriu Rio Grande da Serra no cenário político paulista. "É um quadro político importante. Posso contribuir na região com a experiência adquirida. Antes tínhamos dificuldade de alcançar este espaço."

O petista destacou o desempenho no processo eleitoral para capitalizar força na legenda. Claudinho teve 9.454 votos (37% do total), enquanto seu adversário Gabriel Maranhão (PSDB) angariou 15.469 sufrágios (60%). "Tive uma boa votação. Como partido conseguimos nos fortalecer como segunda força política na cidade", avaliou.

O futuro coordenador frisou que a discussão política do partido para 2014 necessita ocorrer de forma regionalizada. "O PT de Rio Grande cresceu na cidade justamente por propor discussões junto ao Consórcio Intermunicipal e tratar os problemas de forma integrada. Defendi essa questão durante toda campanha, o que me credenciou para atuar junto aos líderes do PT."

Para Claudinho, o cenário para a conquista do Palácio dos Bandeirantes é favorável, principalmente pela vitória de Fernando Haddad (PT) na Capital. "Com as prefeituras estratégicas que conquistamos no ano passado temos grandes chances de vencer a eleição para o governo do Estado. Para ajudar nesse processo precisamos eleger deputados da região", avaliou o petista.

Com o resultado das urnas em 2012, o PT perdeu duas cadeiras na Assembleia Legislativa. Carlos Grana assumiu o Paço andreense e Donisete Braga se elegeu para comandar a Prefeitura de Mauá. No Parlamento estadual, hoje, o partido conta regionalmente apenas com a representatividade da deputada Ana do Carmo (São Bernardo).

AGREGAR

O principal desafio da Macro PT a partir desse ano será evitar rachas internos em razão das candidaturas a deputado estadual e federal. Os diretórios municipais precisaram de amparo para chegar ao consenso em torno dos nomes a serem escolhidos.

Claudinho conseguiu unir o PT de Rio Grande para a eleição - a sigla estava dividida entre a candidatura dele e de Cafu, prefeiturável em 2008.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;