Memória Titulo
Resistência. E lembranças revividas

O Jornalista Milton Saldanha lança hoje o livro O País Transtornado, Memórias do Brasil Recente

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


O Jornalista Milton Saldanha lança hoje o livro O País Transtornado, Memórias do Brasil Recente (Editora Movimento). A obra aborda fatos da recente história do Brasil, desde Vargas.

O lançamento será na 2ª Feira de Livros sobre a Resistência Política, no Memorial da Resistência, no Largo General Osório, 66 (prédio do extinto Deops), em São Paulo, ao lado da Sala São Paulo, bairro da Luz.

Serão algumas horas com várias atividades, incluindo palestras e debates, das 10h às 17h30. Cada pessoa escolhe seu horário. É também uma boa oportunidade para conhecer o Memorial, criado para não deixar cair no esquecimento o trágico período da ditadura. Entrada gratuita. Estacionamento (pago) do prédio e cafeteria.

Diário - Milton Saldanha trabalhou no Diário em duas oportunidades. No início do jornal (período que sucede ao News Seller), na virada da década de 1960 para 1970; e entre a segunda metade dos anos 1970 e 1980. O conhecemos neste segundo período, quando editávamos a Geral (que antecedeu este caderno Setecidades).

No comando da Redação, diretamente ligado ao diretor Fausto Polesi, Milton tocou um projeto importante que mesclava a cobertura sempre prioritária dos acontecimentos regionais, mas que abria campo a temas universais.

Neste caso, foi de Milton Saldanha a ideia de se fazer uma série chamada ‘Gente Especial' (título dele). Para cada domingo, um jornalista entrevistava um personagem em evidência, independentemente da sua posição político-partidária. Nomes como Mino Carta, João Batista de Andrade (cineasta), Terezinha Zerbini (feminista), Lygia Fagundes Telles, Willian (do vôlei), José Celso Martinez, José Louzeiro e tantos outros desfilaram pelo jornal, com anúncio chamativo durante a semana.

Nesta semana, numa troca de e-mails com Milton, ele contou que foi um período precioso o vivido há 30 anos no Diário. E citou um exemplo: "Procurei o pessoal da Varig, fiz um convênio de crédito nas matérias, e criei a figura da correspondente do Diário em Paris, a Rosely Forganes, olha que chique. As matérias chegavam via Varig, já na lauda".

Milton Saldanha tem um texto exemplar e uma memória privilegiada. Com certeza O País Transtornado será outra reportagem cativante. Ótima para todos, fundamental para as novas gerações de jornalistas.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 1º de dezembro de 1982

Manchete - Reagan (presidente dos Estados Unidos) chega (ao Brasil) com mensagem otimista
Mauá - Tumultos no Centro durante passeata da Comissão de Defesa dos Usuários de Transportes Coletivos no Grande ABC.
Sindicalismo e Literatura - Advogado e escritor Antonio Possidonio Sampaio lança Lula e a Greve dos Peões (Editora Escrita), com capa de Marcelo Nepomuceno. O romance-reportagem trata sobre a greve dos metalúrgicos de 1979.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: uma das corporações musicais pioneiras da era do swing, a Orquestra Casa Loma; cantora Stacey Kente; cantor ítalo-americano Jerry Vale; amanhã: black band de Jimmie Lunceford. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Para lembrar a Cadeia Verde-Amarela de esportes da Rádio Bandeirantes. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: José Pereira de Souza e Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

SANTOS DO DIA
Cândida de Roma, Elói, Maria Clementina Anuarite, Naum e Bv. Charles e Foucauld.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011.

Nota - Escreve a museóloga Andréa Zabrieszach dos Santos: "Depois de um produtivo ano de trabalho, chegamos a dezembro! Neste mês vou priorizar presépios e imagens onde Nossa Senhora aparece com o Menino Jesus. Acredito que, assim, encerramos nossa jornada com uma justa homenagem a quem deu origem a tantas representações, distintas em suas características culturais, mas sempre carregadas de fé e que, em última estância, deram origem ao Museu de Arte Sacra de São Paulo".

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Abelardo Nascimento, 82. Natural de Codo (MA). Dia 27. Cemitério Curuçá.
Gaetano Marchesi, 77. Natural da Itália. Dia 27. Cemitério Curuçá.
Armando Silvério dos Santos, 75. Natural de Andradas (MG). Dia 27. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
Cláudio Evangelista Costa, 68. Natural de Cruzália (SP). Dia 28. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO

João Dal Checco, 89. Natural de São Bernardo. Colaborador de Memória quando esta página era ainda uma diminuta coluna no semanário Domingo em São Bernardo, criado pelo Diário em 1985. Dal Checco, o Chuvisqueiro, inspetor de alunos. Franzino. Esperto. Um amigo querido. Dia 28. Cemitério de Vila Euclides.
Maria Silva do Nascimento, 84. Natural de Casa Nova (BA). Dia 29. Cemitério Municipal de Casa Nova (BA).
Joana Vieira de Freitas, 80. Natural de Várzea Alegre (CE). Dia 28. Jardim da Colina.
Gervasio Alves da Costa, 71. Natural de Vera Cruz (SP). Dia 29. Jardim da Colina.

RIBEIRÃO PIRES

Leonidia Alves de Carvalho, 87. Natural de Porteirinha (MG). Dia 26, em Santo André. Cemitério São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;