Memória Titulo COLUNA
A revista ‘Raízes’ focaliza o prefeito Campanella

Vereador em Santo André, prefeito em São Caetano, deputado estadual e federal, ele fez história dentro e fora do Grande ABC e foi perseguido pelo regime militar

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Nesta segunda-feira, a Fundação Pró-Memória de São Caetano lança o número 60 de Raízes, 132 páginas de histórias locais e regionais. A edição está ótima e dela nos fala o jornalista Caio Bruno, da Pró-Memória.

Homenagem a Narciso Ferrari

Texto: Caio Bruno

A publicação se preocupa com a essência e os propósitos de divulgar e incentivar as pesquisas referentes à história da cidade e de sua gente e de reconhecer e valorizar o patrimônio cultural do município e região.

Raízes conta histórias de pessoas, como da professora de piano Ana Russo, do hoteleiro Vicente Mezadri, do matemático Arnaldo Salvo Conceição e da escritora e jornalista Maria Angélica Ferrasoli (ex-Diário).

Entre os artigos, os saudosos ‘guardadores’ de cultura João Massolini, Ivo Pellegrino, filho do primeiro prefeito de São Caetano (Ângelo Raphael Pellegrino), e a professora de psicologia Lideli Crepaldi.

O artigo de capa destaca os períodos da administração pública municipal de Anacleto Campanella e de suas iniciativas como deputado estadual e federal. E mais:

- Uma manifestação dos primeiros imigrantes italianos pela manutenção da primeira professora da cidade.

- O processo de decadência das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo. 

- Os 70 anos do Hospital Beneficência Portuguesa.

- Homenagem aos 30 anos de criação da Associação Desportiva São Caetano (o Azulão).

- Destaque especial à última contribuição em <CF160>Raízes</CF> de Narciso Ferrari, que nos deixou em outubro último. Ferrari traça um panorama das atividades esportivas e sociais do São Caetano Esporte Clube.

A distribuição da revista será gratuita hoje, durante o evento de lançamento. E poderá ser obtida a partir de amanhã nos vários espaços da cidade mantidos pela Fundação Pró-Memória. Mais informações pelo telefone 4223-4780.

RAIZES Nº 60

Lançamento: hoje, a partir das 19h30.

Local: Teatro Santos Dumont, à Avenida Goiás, 1.111, em São Caetano.

Distribuição gratuita.

Diário há 30 anos

Sábado, 9 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7244

Manchete – Eleições presidenciais, 2º turno: Collor muda a estratégia de campanha 

Estradas – Aprovado o relatório ambiental da nova pista da Rodovia dos Imigrantes pelo Consema (Conselho estadual do Meio Ambienta). A via será duplicada.

São Caetano – O prefeito Tortorello recebeu em seu gabinete o ex-jogador Dario Maravilha, que foi convidado para treinar o novo time da cidade.

Boxe – Adilson Rodrigues, o Maguila, manteve o título sul-americano dos pesos pesados ao vencer, no Ibirapuera, o argentino Walter Masseroni, desclassificado no décimo assalto. 

Automobilismo (Percy Faro) – Verona, o novo carro médio da Ford Brasil, com muita estabilidade.

Em 9 de dezembro de...

1824 – Batalha de Ayacucho consolida a independência do Peru.

1914 – Realizados os primeiros exames no recém-instalado Grupo Escolar de Santo André – então chamado São Bernardo. Da turma do 2º ano, Mario Magini é quem obtém a melhor média. 

Entre os aprovados, alunos de famílias que fincaram raízes na cidade e região: Andreolli, Andreoni, Arduino, Caratin, Cataruzzi, Cereja, Chinelatto, Dal Pozetto, Franco, Garbin, Gardesani, Garofolo, Ghirardelli, Gianotti, Guazelli, Mazini, Neri, Palacini, Pelezon, Pezzolo, Piagentini, Riciardi, Thon, Veronesi, Zamboni e Zanoli.

Atuou como inspetor honorário municipal o Sr. Cristovão da Gama. Bastante rígido, ele conservou 33 alunos, os repetentes. 

1924 – No centenário da independência do Peru, o Brasil decreta feriado nacional em homenagem à data.

1969 – Inaugurada a Sociedade Anônima Tubos Brasilit, em Utinga, Santo André.

Hoje

- Dia Nacional do Fonoaudiólogo

- Dia Internacional contra a Corrupção

Santos do dia

- João (Juan) Diego Cuauhtlatoatzin (México 1474-1548). Índio nativo, que antes de ser batizado tinha o nome de Cuauhtlatoatzin, traduzido como ‘águia que fala’ ou ‘aquele que fala como águia’.

- Gorgônia

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 9 de dezembro:

- Em São Paulo, Indaiatuba, antigo povoado de Cocais, elevado à freguesia em 9 de dezembro de 1830. Separa-se de Itu em 1839.

- No Piauí, Arraial, Demerval Lobão, Isaias Coelho e Miguel Leão

- Em Goiás, Cidade Ocidental e Novo Brasil

- No Rio Grande do Sul, Dom Feliciano e Guabiju

- No Maranhão, Dom Pedro

- No Paraná, Guarapuava e Santa Fé

- No Pará, São Domingos do Capim.

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;