Setecidades Titulo Sto.André e Mauá
Sto.André e Mauá investigam óbitos por suspeita de dengue
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
20/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Secretarias de Saúde de duas cidades do Grande ABC investigam mortes que podem ter sido causadas por dengue. Os óbitos – um em Santo André e um em Mauá – ocorreram neste mês. A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, teve surto na região em 2015, quando foram registrados 7.403 casos autóctones (contraídos no próprio município) e sete vítimas fatais.

No município andreense, um jovem de 27 anos, morador do Condomínio Maracanã, morreu no dia 9 e, de acordo com a Prefeitura, o caso levantou suspeita de dengue devido aos sinais hemorrágicos do paciente antes do óbito. Material coletado foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz – ligado ao governo estadual e que faz o laudo de confirmação – para investigação. O exame também avaliará se o óbito foi causado por febre maculosa, leptospirose e meningite. O prazo médio para resultado é de um mês. “O caso encontra-se em investigação com relação à autoctonia e hipótese diagnóstica”, disse a administração em nota.

De acordo com as informações da Secretaria de Saúde da cidade, antes de ser internado, no dia 8, no Centro Hospitalar Dr. Newton da Costa Brandão, o Hospital Dia, o rapaz apresentava queda das plaquetas, porém não dos leucócitos, “o que normalmente acontece com o paciente que tem dengue”. A Pasta acrescentou que o paciente estava com diarreia, “que não é um sintoma convencional desta doença”. De primeiro de janeiro a 2 de setembro, a cidade registrou doze casos autóctones de dengue contra 314 no mesmo período do ano passado.

Em Mauá, a morte investigada ocorreu na segunda-feira. Trata-se de uma mulher de 37 anos que residia no bairro Sônia Maria. Os exames em análise, além de dengue, também avaliarão a hipótese de leptospirose, leishmaniose e febre maculosa. O resultado segue o prazo de 30 dias. Desde janeiro, o município contabilizou três casos autóctones de dengue, contra 260 no mesmo período de 2016.

São Bernardo não registrou nenhum caso autóctone de dengue neste ano; já de janeiro a setembro do ano passado, foram 897 confirmações da doença. Em Diadema, foram seis registros, contra 424 em 2016. As demais cidades não informaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;