Setecidades Titulo
Presos seqüestradores de comerciantes
André Vieira
Especial para o Diário
06/06/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Policiais do GAS (Grupo Anti-Seqüestro) e da Dise (Divisão de Investigação Sobre Entorpecentes), de São Bernardo, revelaram ontem a prisão de parte de uma quadrilha acusada de seqüestrar, há 90 dias, um casal de empresários dono de um tradicional estabelecimento comercial em Santo André.

De acordo com a Polícia Civil, as vítimas foram abordadas na madrugada do dia 2 de março. O casal foi surpreendido por quatro homens - divididos em um carro e uma moto - e levado para um haras em Ibiúna, no Interior. Imediatamente, os bandidos entraram em contato com a filha mais velha do casal para pedir resgate. Os bandidos exigiram dois depósitos, um para liberar cada vítima.

Segundo a polícia, um dos envolvidos no crime, Ionaldo Marques dos Santos, 40 anos, que já está preso, é ex-funcionário do local onde os bandidos mantiveram as vitimas.

A polícia acredita que o grupo tenha cinco integrantes. Destes, além de Santos, três estão atrás das grades. Philipe Bella Barbosa, 24 anos, Laion Sigilo Sanches, 21, e Richard Kermer Capchek, 29. Sanches e Capchek são moradores de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. Santos e Barbosa moram em Ibiúna. Outros dois acusados estão foragidos. Um deles é Ruben Ferreira de Souza, 21.

No cativeiro, os seqüestrados foram postos em cômodos diferentes. Segundo um dos investigadores, eram feitas muitas perguntas e sempre que as informações fornecidas pelas vítimas não coincidiam, o homem era agredido e ameaçado de ter mãos, dedos e língua cortados.

Para pressionar os familiares, os seqüestradores exigiram que o casal gravasse dois vídeos apelando para que pagassem o resgate - que não teve o valor revelado. Confira trechos em quadro acima.

Para entregar os vídeos do casal para a família, os bandidos gravaram um CD. O som e a imagem aparentemente foram captados a partir de uma câmera embutida em aparelho celular. A polícia acredita que um dos seqüestradores se passou por carteiro e depositou o CD na residência do casal, em São Bernardo. "Nossa vida está na mão de vocês", disse o casal à família, num trecho do vídeo revelado pela polícia.

Na madrugada do dia 7 de março, os familiares pagaram a primeira parte do resgate. Os bandidos então liberaram o homem, que foi deixado no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. No começo da segunda semana de março, os seqüestradores receberam outro pagamento e liberaram a mulher. A segunda vítima foi solta na Rodovia Raposo Tavares, próximo ao Rodoanel. De acordo com os policiais, durante o período em que esteve no cativeiro, o casal se alimentou basicamente de frutas.

PRISÕES
Por meio de investigações e interceptações telefônicas, a polícia começou a seguir os passos dos seqüestradores. Em 24 de abril, em Bragança Paulista, foi preso Capchek. Com ele, os homens do GAS e da Dise encontraram o carro e a arma utilizados no crime.

No final de maio, Sanches foi preso por porte ilegal de arma. Na terça-feira, Barbosa e Santos foram detidos em Ibiúna. O dinheiro não foi recuperado. (Supervisão de Marcelo Camargo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;