Cultura & Lazer Titulo
Espaço para música de raiz
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
21/04/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


A música caipira de raiz volta a encontrar espaço na programação cultural de São Bernardo. Estreia no fim de semana o Projeto Toca Viola, voltado a fortalecer e expandir esse essencial braço do universo sertanejo. O evento irá ocorrer um sábado por mês, às 16h, no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena (Avenida Caminho do Mar, 2.980) e contará sempre com a participação especial de um convidado, que irá se apresentar e conversar com o público. Todas as atividades são gratuitas. A ideia chega para substituir o projeto Moda de Viola.

"A viola está cada vez mais encontrando espaço em segmentos e ritmos populares. Há um público que sempre acompanha a música caipira", explica o violeiro Leandro de Abreu, coordenador das atividades. "Na região há uma grande parte da população que vem de outros Estados e que as famílias estão ligadas à viola de alguma maneira."

Em sua estreia no sábado, a atração traz o músico e compositor Paulo Freire. Além de fazer um pequeno show, o convidado falará um pouco sobre a relação da música e do instrumento com a natureza e irá abordar sobre a tradição das composições orais das canções caipiras.

Outra atividade programação é a apresentação da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo, grupo que marcará presença em todos os encontros do Projeto Toca Viola. Eles irão subir ao palco sempre acompanhados do músico participante do dia.

A ideia é que as atividades do primeiro semestre sirvam para observar como a população do município e de todo o Grande ABC irá interagir com a proposta. Se o resultado for bem positivo, os responsáveis irão atrás de nomes mais conhecidos do grande público para se apresentarem por aqui. Sérgio Reis, Renato Teixeira e o icônico Almir Sater estão na lista dos organizadores. "A viola começou a ganhar mais espaço na música com o Almir (Sater), que a levou para o horário nobre. Antes havia um certo preconceito com a música de raiz, mas hoje ela deixou de ser vista como música de velho", diz Abreu.

No dia 28 de maio, o projeto irá trazer a dupla As Pantaneiras. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no telefone 4368-1246.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;