Política Titulo
Vereadores de R.Pires limpam gavetas
Evandro De Marco
Especial para o Diário do Grande ABC
12/12/2004 | 11:57
Compartilhar notícia


Oito dos 15 componentes da Câmara de Ribeirão Pires deram adeus ao Legislativo na última sessão da Casa nesta gestão. A partir da última semana – que foi a primeira de recesso –, os vereadores que ficaram de fora começaram a arrumar suas coisas e liberar os gabinetes. Com a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que reduziu o número de vereadores em todo o país, a cidade perdeu quatro cadeiras no Legislativo – tinha 15 e passou a ter 11.

Sônia Garcia (PSDB) termina o primeiro mandato e já começa a se organizar para retirar suas coisas, porém, promete continuar a atuar na Câmara com a formação de uma comissão para acompanhar os trabalhos de seus ainda companheiros. “Até o dia 15 desativo meu gabinete para, se algum colega desejar, fazer a transição de governo. Mas tenho eventos como vereadora até 31 de dezembro e vou continuar trabalhando agora e depois,” garante.

Mara Ribeiro de Moraes (PL), que tentava sua terceira aprovação consecutiva nas urnas, estará ao lado de Sônia na comissão. Porém, deverá ser aproveitada por Volpi na Secretaria de Educação. “Não sei qual cargo vai exercer, mas é certo que ela (Mara) estará comigo”, afirma Volpi.

Já o petista Moacyr Soares revela que deixa a Câmara decepcionado por não ter conseguido aprovar o projeto que obrigaria o Executivo a colocar o Orçamento na Internet, como uma forma de democratizar o acesso da população às previsões de gastos e receitas do município. “Isso daria transparência ao governo. Nós, vereadores, perdemos a chance de sair de cabeça erguida”, avalia o vereador.

Luiz Pereira (PFL) ainda não sabe o que vai fazer a partir de 1º de janeiro e espera um convite do prefeito eleito Clóvis Volpi (PV) para fazer parte do próximo governo. “Não sei o que ele pensa. Estou na minha, só aguardando.” Volpi deve mesmo contar com o pefelista que, apesar de ter apoiado outro candidato – Cezar de Carvalho (PSDB) – por causa de sua coligação, tem um bom relacionamento com o futuro prefeito.

Quem sai e já tem motivos para comemorar é Cláudio Deberaldine (PL), que deixa o Legislativo para assumir uma vaga no Executivo como assistente de gabinete de Volpi. “Conheci o Legislativo e vou continuar acompanhando o trabalho da Câmara. Estamos no governo e vou colaborar”, afirma o parlamentar, que confessa ter outros planos para o futuro que podem não significar uma nova candidatura a vereador. “Me formo em Direito no ano que vem, posso fazer uma pós-graduação em Administração Pública e, quem sabe, seguir minha carreira política como secretário.”

Outro parlamentar que não terá do que reclamar é Koiti Takaki (PV). O vereador verde assume a Secretaria de Esportes e Lazer.

Completam a lista dos vereadores ‘desempregados’ o atual líder do governo na Câmara, Donizete de Freitas, o Doni (PCdoB), e o pefelista Manoel Justino, que deve conseguir uma vaga na Secretaria de Saúde.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;