Cultura & Lazer Titulo
Aracy de Almeida muito além de jurada
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
11/01/2009 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Intérprete máxima da obra de Noel Rosa, artista reverenciada por gerações de sambistas e mulher de pavio curtíssimo, que tinha na manga respostas prontas para qualquer situação. Essas e outras facetas da personalidade de Aracy de Almeida (1914-1988) foram reunidas no programa Mosaicos - A Arte de Aracy de Almeida, que a TV Cultura exibe hoje, às 20h.

Trata-se de atração recomendável não somente para os amantes da história da música popular, mas, sobretudo, para quem beira os 30 anos e se recorda apenas da homenageada como uma jurada neurastênica do Show de Calouros, apresentado por Sílvio Santos.

Dirigido por Nico Prado, o programa mostra interpretações da diva dos bambas para clássicos de Noel como Palpite Infeliz e Com que Roupa. Também conta com as participações de artistas que revisitam o repertório gravado por Aracy, como Juliana Amaral, Paula Santoro e trio Revista do Samba.

Repleto de imagens de arquivo com entrevistas e apresentações, Mosaicos - A Arte de Aracy de Almeida traz depoimentos do cantor Paulinho da Viola e do diretor de televisão Fernando Faro. Ambos foram amigos da cantora e relembram passagens marcantes da trajetória profissional de ‘Araca', criada em uma família protestante do bairro Encantado, no subúrbio do Rio de Janeiro.

Paulinho fez questão de deixar clara sua admiração pelo timbre e a afinação da voz de Aracy. Aos risos, relembrou um dos conselhos dados pela amiga, conhecida pela irreverência.

"Uma vez, ela me disse assim: ‘Quando você quiser tomar um porre, tome todas que puder. Mas se ficar bebendo um pouquinho todo dia isso vai acabar com você."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;