Setecidades Titulo Santo André
Shows, gastronomia e lenda da noiva abrem Festival de Paranapiacaba

Em sua 15ª edição, evento teve início ontem e segue hoje e no próximo fim de semana

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
19/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


A 15ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba, em Santo André, teve início ontem com direito a shows e apresentações que resgatam a história da vila. O evento ocorrerá hoje e no próximo fim de semana (dias 25 e 26).

O prefeito Carlos Grana (PT) ressaltou a importância do festival no momento em que o vilarejo pleiteia junto à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) o título de patrimônio da humanidade. “A Vila de Paranapiacaba tem recebido intervenções a fim de restaurar as residências e tudo o que foi construído pelos ingleses”, salientou o prefeito. As intervenções já foram iniciaram e contam com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas. “O festival marca uma tradição, pois recebe turistas de todos os cantos. É uma região única no Estado.”

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade, Oswana Fameli (PRP), também falou sobre o potencial turístico e a bagagem histórica que a vila carrega, como a lenda da filha de um operário, pobre e católica, que se apaixonou pelo filho de um engenheiro, rico e protestante. Impedido pelo pai de se casar, o rapaz não compareceu ao altar e a moça, desconsolada, se atirou do precipício.

Pelo mito, acredita-se que a neblina que toma conta da região de Paranapiacaba seria o véu da noiva abandonada. Toda essa história é encenada para os visitantes do festival.

O autônomo Robson Medrado e sua mulher, Solange Bento, ambos de 44 anos, foram ao evento comemorar 25 anos de casados. “Espero que seja só lenda”, brincaram. “É maravilhoso aqui”, resumiu Solange, sobre o ambiente do lugar, avesso ao cotidiano urbano.

A funcionária pública Kátia Munerato, de Mauá, diz que já é o terceiro ano que visita o festival. Ela elogiou a “riqueza gastronômica” do local.

O Festival de Inverno de Paranapiacaba é realizado pela Prefeitura, com o apoio do Sesc, da rádio Eldorado FM e do Instituto Acqua. A programação está disponível no portal do Paço (www2.santoandre.sp.gov.br). Os destaques musicais de hoje são Bruno de la Rosa e também a cantora Marcia Cherubin. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;