Setecidades Titulo Segurança Pública
Ribeirão Pires estuda ampliar em 50% quadro de guardas municipais

Prefeitura quer abrir concurso neste ano para contratar 60 agentes

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
08/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 A Prefeitura de Ribeirão Pires promete realizar ainda neste ano abertura de concurso público para contratação de 60 GCMs (Guardas- Civis Municipais), o equivalente a 50% do quadro atual de 120 profissionais da corporação. A medida, que ainda depende da finalização de estudo de viabilidade financeira, conforme o prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB), visa intensificar ações de segurança da cidade, em especial do trabalho efetuado pela Romu (Ronda Ostensiva Municipal).

“No momento estamos realizando estudos de quantos policiais conseguimos arcar com nossa disponibilidade financeira, mas a intenção é aumentar o efetivo da nossa cidade. Acredito que até o fim do primeiro semestre teremos esse parecer”, explica o chefe do Executivo.

Embora o município tenha conseguido reduzir praticamente todos os indicadores criminais analisados pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo em 2018, na comparação com o ano anterior, com exceção aos casos de vítimas de homicídio que tiveram alta 50% – passaram de seis para nove ocorrências –, o chefe do Executivo destaca que a medida buscar atender pedido da própria corporação.

Segundo o comandante da GCM de Ribeirão Pires, Sandro Torres Amante, a proposta é a de que com o aumento do efetivo a Romu passe a atuar 24 horas por dia por todo território da cidade. “Atualmente temos apenas 14 profissionais para essa ronda ostensiva, que atuam das 14h às 2h. Se efetivado esse concurso, conseguiremos ampliar o quadro.”

 

REFORÇO

Ontem, como parte do calendário de 65 anos da cidade – celebrado no dia 19 de março –, a Prefeitura de Ribeirão Pires fez a entrega de duas viaturas, modelo Hilux, destinadas a agentes da GCM, compradas ao custo de R$ 471 mil. Na oportunidade, a empresa CBC fez ainda a doação de armamento e munições para utilização da corporação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;