Internacional Titulo
Congresso americano expulsa deputado 'provocador'
Do Diário OnLine
Com Agências
25/07/2002 | 00:40
Compartilhar notícia


A Câmara de Representantes dos Estados Unidos expulsou nesta quarta-feira o parlamentar James Traficant, considerado provocador e pouco comportado, mas muito popular. Ele foi condenado em abril por corrupção, extorsão e fraude fiscal. Foi a segunda decisão do tipo desde 1865.

Traficant, democrata de 61 anos, foi eleito por um distrito trabalhista de Ohio. Sua expulsão foi aprovada por 420 votos contra 1.

Na semana passada, um comitê da Câmara julgou Trafficant culpado em nove de dez acusações de violações à ética e recomendou a expulsão do parlamentar.

"Votem de acordo com a consciência, não levem para o lado pessoal", disse Traficant no discurso proferido na sessão da noite desta quarta-feira. Ele foi interrompido duas vezes, sob recomendações de que se abstivesse de utilizar palavras de baixo calão.

Os legisladores que defenderam a expulsão alegaram que foi uma decisão muito difícil. "É muito doloroso para cada um de nós", disse Joel Hefley, presidente do comitê de ética.

Em abril, um tribunal de Iowa declarou Traficant culpado de dez acusações, por atos de corrução, extorsão e fraude fiscal.

Traficant apelou da decisão e vai receber a sentença no dia 30 de julho. A acusação pede sete anos de prisão para ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;