Setecidades Titulo
Gripe suína causa morte de gestante em Santo André
Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
16/12/2009 | 07:38
Compartilhar notícia


A gripe suína, provocada pelo vírus Influenza A (H1N1), voltou a fazer uma vítima no Grande ABC. Grávida de sete meses, R.S.B., 28 anos, morreu segunda-feira em Santo André. A causa do óbito foi confirmada ontem pela Secretaria de Saúde do município.

R. estava internada com sintomas da doença no Hospital e Maternidade Brasil, em Santo André, desde 1º de dezembro. Os médicos aplicaram o remédio Tamiflu, antigripal indicado para tratamento da gripe, informou a Secretaria de Saúde.

A paciente foi transferida para a UTI dois dias depois. Em 3 de dezembro, o hospital resolveu que seria melhor fazer uma cesariana para salvar o bebê de sete meses de gestação. Nasceu uma menina, que, até ontem, estava na incubadora do hospital. O exame clínico para Influenza A no bebê deu negativo.

A saúde de R. piorou até que, às 5h de anteontem, ela morreu. Procurada pelo Diário, a família da jovem preferiu não se pronunciar. R. deixou marido e uma outra filha, de 5 anos. A morte dela foi a 20ª provocada pela gripe em Santo André. No Grande ABC, foram ao menos 56.

"A transmissão do vírus é menor no verão. Isso não significa que as pessoas podem se descuidar", afirma o infectologista Max Igor Ferreira Lopes, do Hospital das Clínicas. "Os boletins mostram que a proporção de ocorrência de gripe suína continua mais ou menos a mesma em relação às síndromes respiratórias", completa Max.

O infectologista lembra que síndrome respiratória é qualquer tipo de gripe em que o paciente tenha febre e dor de garganta ou febre e tosse. Segundo Max, a atenção deve ser maior sobre grávidas, idosos, crianças de até 2 anos e pessoas que apresentem problemas cardíacos, o chamado "grupo de risco" da gripe suína.

"O paciente que tiver acesso ao sistema de Saúde de forma precoce tem grandes chances de se curar", opina o infectologista José Ribamar Branco, do Hospital São Camilo. "A população tem que continuar tomando cuidado, principalmente quem viajar para países do Hemisfério Norte, onde há um surto da doença", explica.

Além das 20 mortes relacionadas ao Influenza A, Santo André informou que teve 469 casos suspeitos e 209 confirmados. Em São Bernardo, houve 578 suspeitas, 211 confirmações e 14 mortes. São Caetano registrou 218 casos suspeitos, 54 confirmados e quatro mortes. Oito pessoas morreram em Diadema. Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não responderam.

 País teve mais de 27 mil casos da doença confirmados

O Brasil registrou 1.632 mortes provocadas pela gripe suína até o início da semana, quando foi divulgado o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

Desde que o vírus Influenza A (H1N1) começou a circular no País, em abril, 45.913 casos foram identificados como suspeitos. Em 27.850 deles houve confirmação clínica da infecção.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) parou de contabilizar o número de casos em novembro e passou a informar apenas os óbitos. Até 11 de dezembro, data da última atualização do órgão, eram 9.596. Os países do Hemisfério Norte são os mais atingidos no momento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;