Setecidades Titulo
Mauá tem 'Romeu e Julieta' anticrime
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
07/07/2005 | 08:27
Compartilhar notícia


Guardas municipais em ronda nas principais ruas comerciais do Centro da cidade é a estratégia da Prefeitura de Mauá para inibir o crime. Desde a última sexta-feira, 12 guardas percorrem a pé os trechos apontados pelas estatísticas da Secretaria Estadual de Segurança Pública como os de maior concentração de furtos e das saidinhas de banco, abordagem na saída de caixas eletrônicos.

Em dupla ou trios, os guardas percorrem os trechos, das 9h às 18h. Comerciantes locais e a população da cidade aprovaram a iniciativa. "A gente se sente mais tranqüilo ao entrar em um banco", afirma o ajudante-geral Clodoaldo Barbosa. A proprietária de uma banca de jornal da rua Barão de Mauá considera a medida válida. "Estou aqui há oito anos e já fui assaltada várias vezes. O roubo mais recente ocorreu há dois meses", conta Rosemeire Aparecida Padilha.

De acordo com secretário de Cidadania Segurança Comunitária da cidade, Lourival Lolô Fargiani, o piloto da operação Romeu e Julieta foi em março, na rua Barão de Mauá, onde há maior concentração de bancos. A Prefeitura considerou o resultado positivo e estendeu o projeto para outros pontos críticos. A estatística mais recente, de junho, mostra que os furtos caíram 32,9% se comparadas ao mesmo período de 2004. Os roubos caíram 21,9%; furto de veículos baixou 24,5%; roubos de carros, 15%; e homicídios, 40%.

"As reduções são resultado de todo o projeto que prevê medidas integradas entre a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil", explica o secretário Fargiani. Faz parte do projeto a manutenção de dois guardas 24 horas na principal passarela da cidade, na região do Paço Municipal. O esquema de segurança conta com 13 viaturas e dez motos diariamente nas ruas. "Nesta quinta-feira, iniciaremos a operação no Parque São Vicente, com duas motos e uma viatura", afirmou o secretário. O bairro é recordista em roubos e furtos de veículos na cidade.

A Prefeitura acredita que a operação tornará mais rápida a comunicação das ocorrências. "Ontem (terça-feira), evitamos uma agressão a um idoso porque estávamos por perto", contou um dos homens que quarta-feira fazia ronda no Centro. "Para nós, comerciantes, a presença da ronda é importantíssima. Impossível apontar um que nunca tenha sofrido assalto", fala a vendedora Rani Cardoso. Ela diz que a loja que trabalha já foi assaltada duas vezes.

Projeto - A meta em segurança na cidade é manter rondas ostensivas em todos os bairros. Uma linha gratuita para comunicação de ocorrências, o 153, também integra a grade de medidas que estão sendo colocadas em prática. "Queremos reduzir ainda mais as ocorrências", afirma o secretário. Na comparação dos índices registrados no primeiro semestre deste ano com igual período do ano passado, Mauá conseguiu reduziu em 17% o volume de furtos pequenos (que inclui furto de celulares), 13% em roubos, 33% em furto de carros e 26% em roubo de veículos, além de 14% no volume de homicídios.

O delegado seccional da cidade, Luiz Alberto de Souza Ferreira, alerta que boa parte das ocorrências não chega ao conhecimento da polícia. A principal reclamação de comerciantes e da população de Mauá é sobre o alto índice de roubo na saída das agências bancárias. Oficialmente, nas estatísticas da Delegacia Seccional, nos últimos seis meses apenas dois casos foram registrados.

Mauá mantém 50 guardas municipais em ronda durante o dia e 45 na segurança noturna. A corporação possui 272 pessoas, no entanto, apenas 170 estão atuantes. As demais estão afastadas por problemas de saúde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;