Economia Titulo Seu bolso
Apenas um banco reduz
taxa de juros de crédito

O Procon-SP constatou que a taxa média de juros do
empréstimo pessoal e do cheque especial, foi mantida

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
14/01/2012 | 07:06
Compartilhar notícia


 

O Procon-SP constatou que a taxa média de juros do empréstimo pessoal e do cheque especial, no dia 4, foi mantida, em relação ao começo de dezembro, pela maioria dos bancos mais conhecidos dos consumidores. Apenas o Itaú Unibanco reduziu o custo das duas modalidades.

Com isso, a taxa média do empréstimo pessoal dos sete bancos em que o Procon-SP coletou dados ficou em 5,88% ao mês, redução de 0,01 ponto percentual em relação ao mês anterior. Para o cheque especial, o órgão de defesa do consumidor apresentou custo médio de 9,54% ao mês, decréscimo de 0,01 ponto percentual sobre o resultado de dezembro.

Para o Procon-SP, a manutenção da maioria das taxas de juros reflete a “cautela do mercado financeiro em relação aos rumos da economia”, tendo em vista o cenário de crise.

O levantamento do Procon-SP conta com informações das duas modalidades do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco, Banco Safra e Santander.

No caso do empréstimo pessoal, modalidade em que o cliente bancário tem condições de contratar maiores quantias a juros pouco menores, a menor taxa média era de 5,27% ao mês, encontrada no Banco do Brasil.

Por outro lado, mesmo responsável pelo discreto recuo na taxa média dos bancos, o custo do empréstimo pessoal do Itaú Unibanco, de 6,76%, era o mais alto da lista. O percentual é 0,04 ponto menor do que a instituição financeira cobrava em dezembro.

Segundo o levantamento, a taxa do Bradesco é de 6,33% ao mês, da Caixa ficou em 5,45%, do Banco Safra era de 5,4% e do HSBC e do Santander atingiram 5,99%.

No caso do cheque especial, modalidade de crédito com maior índice de facilidade de aprovação, tendo em vista que é liberada quando a conta do cliente entra no vermelho, a Caixa teve destaque e figurou como líder em preço mais baixo. O custo desta linha de crédito no banco público, no dia 4, era de 8,25% ao mês, apontou o Procon-SP.

Enquanto isso, o Banco Safra apresentou a maior taxa média mensal da pesquisa, com 12,3% ao mês.

Conforme o levantamento, a taxa média do Banco do Brasil era de 8,41% ao mês, do Bradesco 8,93%, no HSBC atingiu 9,95%, o Itaú Unibanco cobrava 8,95% e o Santander tinha percentual de 9,99%.

CRITÉRIOS - Para chegar às taxas médias, o Procon-SP considerou os percentuais máximos, pré-fixados, para clientes consumidores e não preferenciais dos bancos. O canal de contratação, seja pela internet, caixa eletrônico ou presencial, foi desconsiderado. No caso do cheque especial, as taxas são aquelas cobradas quando os clientes pagam 30 dias após o empréstimo. E para o empréstimo pessoal, a entidade utilizou dados dos contratos com prazo de 12 meses para liquidação.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;