Cultura & Lazer Titulo
Alpharrabio celebra dia da poesia
Luciane Mediato
Especial Diário do Grande ABC
14/03/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Quando pensamos em poesia logo nos lembramos do estilo lírico, intimista e romântico, tão difundido. Para comemorar o Dia Nacional da Poesia, Zhô Bertholini quis sair deste padrão. O poeta lança edição de Os Cigarristas, zine de poesias sobre a realidade urbana, que chega hoje à Livraria Alpharrabio, em Santo André.
A publicação que homenageia os poetas brasileiros está na quinta edição. Autores fiéis às publicações alternativas, Zhô e Jurema Barreto de Souza persistem na realização do sonho de imprimir a poesia que apreciam, compartilhando de forma gratuita a arte literária com fãs do gênero.

A inspiração deste zine foi o poema concreto São Televisão, de Erivelto Busto Garcia. "Quando li o texto, pensei em homenagear a poesia de reflexão sem lirismo. Um dos resultados foi o texto Via Única que, além de falar sobre o congestionamento do Carnaval e o alívio do estresse, faz com que pensemos sobre como levamos a vida", explica Zhô.

Um dos exemplos do experimentalismo da poesia concreta é TV Grama, de Augusto de Campos, que tem como artifício visual a formação de caça palavras. "A ideia do zine com este estilo de poesia é transformar os poemas em um elemento visual de comunicação".

Os Cigarristas - Lançamento. Na Livraria Alfarrabio - Rua Eduardo Monteiro, 151, Santo André. Tel.: 4438.4358. Hoje, às 18h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;