Política Titulo Embate
Minami desliga microfone de Tião e clima esquenta em S.Bernardo

Tumulto começou com debate sobre nomeação do Hospital Municipal de Clínicas

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
22/03/2012 | 07:28
Compartilhar notícia


Após um mês de marasmo, o clima esquentou ontem na Câmara de São Bernardo. O embate ocorreu entre os vereadores Tião Mateus (PT) e Admir Ferro (PSDB), porque o tucano apresentou substitutivo ao projeto do Executivo que pretende homenagear o ex-presidente da República José Alencar, que daria o nome ao Hospital Municipal de Clínicas. O petista teve o microfone cortado pelo presidente da Casa, Hiroyuki Minami (PSDB).

Na proposta, o hospital passaria a ser denominado São Vicente de Paulo, nome de um asilo situando próximo ao local onde está sendo construído o hospital, na região do Grande Alvarenga.

Ferro apresentou o projeto substitutivo em pouco mais de 15 minutos, irritando Tião Mateus. "Esse projeto está há mais de 45 dias tramitando. Que conversa fiada é essa. Tenho 12 anos nesta Casa, não vou aceitar isso", disse.

A manobra do tucano foi amparada no regimento da Câmara. "Qualquer vereador pode apresentar emenda ou substitutivo até o encerramento da discussão", argumentou Ferro.

Sem poder questionar a legalidade da ação do oposicionista, Tião Mateus criticou o presidente Hiroyuki Minami. "Estou discutindo a matéria, quem fala aqui sou eu", disparou Tião. O petista ainda falava na tribuna quando Minami deu prosseguimento aos trabalhos, irritando o parlamentar. "Isso é falta de educação, não vou levar esse desaforo." Devido à insistência do petista, Minami cortou o som do microfone.

Mesmo sendo alvo de críticas, o presidente tratou de acalmar os ânimos, afirmando que segue à risca o regimento, sem levar em consideração coloração partidária. "Quando o senhor (Tião) estiver na presidência (da Câmara), saberá das dificuldades em conduzir os trabalhos."

Apesar da polêmica, a votação da denominação do hospital foi novamente adiada por uma semana. 

FIM DA NOVELA

Mesmo com os ânimos exaltados, a Câmara finalmente aprovou a nomenclatura do CEU (Centro Educacional Unificado) Três Marias, que receberá o nome do prefeito de Santo André Celso Daniel (morto em 2002), e do CEU localizado no antigo clube da Volkswagen, que receberá o nome de Regina Rocco Casa (morreu em fevereiro de 1980), mãe da ex-primeira-dama da Nação Marisa Letícia. Os projetos tramitavam na Casa desde fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;