Internacional Titulo
Toledo pede perdão por 20 anos de violência no Peru
Da AFP
22/11/2003 | 11:43
Compartilhar notícia


O presidente peruano, Alejandro Toledo, pediu perdão aos que sofreram com as mortes, desaparições e violações durante a etapa de violência política que sacudiu o Peru entre 1980 e 2000, em mensagem à Nação na noite desta sexta-feira.

"Peço perdão, em nome do Estado, aos que sofreram pelos mortos e desaparecidos. Aos milhares de refugiados, aos mutilados, aos torturados, aos excluídos, a todas as vítimas da violência e do terror".

Toledo afirmou que "como chefe de Estado de uma Nação castigada pela violência, não pode ignorar a responsabilidade que lhe cabe, apesar de não ter governado naquela época".

O presidente destacou que o Peru não pode renunciar à verdade e que é preciso castigar os responsáveis pelas violações dos direitos humanos. Na mesma mensagem, Toledo anunciou a execução de um plano de Paz e Desenvolvimento que destinará cerca de US$ 822 milhões às áreas mais afetadas pela violência.

Ao citar o relatório final da Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR), divulgado em agosto passado, Toledo pediu aos peruanos que aceitem com "coragem este período de violência extrema que atingiu a todos, em especial os mais humildes. Devemos enfrentar esta crua realidade".

O presidente disse que a exclusão social, a falta da presença do Estado e o abandono, principalmente sobre a população rural e indígena, foram "o caldo de cultivo para a ideologia demencial e terrorista imposta aos peruanos mais pobres e que gerou um banho de sangue que durou mais de 20 anos".

Toledo destacou que "não há qualquer dúvida de que o Sendero Luminoso (guerrilha maoísta) foi o principal responsável pela violência", mas lembrou que no conflito "alguns membros das forças da ordem incorreram em excessos dolorosos" e que "corresponderá ao Ministério Público e ao Poder Judiciário tratar destes casos, sem permitir impunidade ou abuso".

O relatório da CVR revelou que a violência política no Peru deixou mais de 69 mil mortos e desaparecidos em 20 anos de conflito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;