Internacional Titulo
ONU espera oito mil refugiados na Macedônia
Do Diário do Grande ABC
23/05/1999 | 15:36
Compartilhar notícia


Os funcionários dos serviços de assistência da ONU se preparavam neste domingo para a chegada de uma nova onda de refugiados de Kosovo à medida que as forças sérvias parecem intensificar seu empenho em expulsar os habitantes de ascendência albanesa do centro e sul dessa província sérvia.

Era prevista a possibilidade de até oito mil refugiados chegarem à Macedônia neste domingo, disse um porta-voz do Alto Comissariado para Refugiados das Naçoes Unidas, Ron Redmond. Ontem, chegaram pelo menos 7.700 refugiados, o maior contingente registrado em um só dia desde a primeira semana de maio.

A maioria desses refugiados veio de Pristina, a capital de Kosovo, e da cidade de Urosevac, no sul da província. Alguns que chegaram esta manha de ônibus contaram que havia um comboio de 15 automóveis com refugiados esperando deixar Urosevac em direçao á fronteira com a Macedônia.

Muitos dos recém-chegados estavam perambulando pela regiao há semanas, ou meses, e alguns indicaram que os sérvios parecem estar intensificando o "expurgo" de habitantes de etnia albanesa da área em torno de Pristina. E, na fronteira com a Albânia, cerca de mil homens chegaram a um posto de travessia algemados, dizendo que ontem foram autorizados a partir depois de ficarem em uma prisao na cidade de Kosovska Mitrovica. Os sérvios os levaram de ônibus até as proximidades da fronteira e mandaram que caminhassem dali para a frente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;