Esportes Titulo
Alemanha 2006: sorteio dos grupos esquenta clima
Do Diário OnLine
09/12/2005 | 10:00
Compartilhar notícia


O clima da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, começa a esquentar. Nesta sexta-feira, na cidade de Leipzig, serão sorteados os grupos do principal torneio de seleções do planeta. Figuras como o Rei Pelé, Johan Cruyff (maior jogador da Holanda de todos os tempos) e Lothar Matthäus (capitão da Alemanha na conquista da Copa do Mundo de 1990, na Itália) serão alguns dos responsáveis por definir a sorte ou o azar dos 32 países participantes.

Foram escolhidos na última terça-feira os oito cabeças-de-chave da Copa: Brasil, Alemanha, Argentina, Itália, Inglaterra, França, Espanha e México. A decisão foi baseada no histórico dos participantes em todos os Mundiais e no polêmico, e muitas vezes questionável, Ranking da Fifa. Espanhóis e Mexicanos nunca tiveram participações marcantes nas Copas, no entanto, desfrutam de boas colocações neste Ranking.

Também na terça-feira ficou acertado que a Seleção Brasileira, atual pentacampeã, será cabeça-de-chave do Grupo F, enquanto a Alemanha, país sede, será cabeça do Grupo A. Isso significa que, caso os dois países se classifiquem em primeiro nos seus grupos, eles poderão se encontrar apenas na final – como aconteceu na Copa do Mundo da Coréia do Sul/Japão, em 2002, quando os brasileiros da 'Família Scolari' levaram a melhor sobre Michael Ballack, Oliver Kahn e companhia.

No sorteio, as demais seleções estão divididas da seguinte maneira: na 'urna dois' estarão os países da África, América do Sul e Oceania (Angola, Togo, Tunísia, Costa do Marfim, Gana, Paraguai, Equador e Austrália. Na 'urna três' estarão oito times europeus (Croácia, Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Ucrânia). Na 'urna quatro' ficarão as seleções da Ásia, Oriente Médio e das Américas do Norte, Central e Caribe (Trinidad e Tobago, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Irã e Japão). Por fim, foi criada uma 'urna especial' que terá apenas a equipe de Sérvia e Montenegro.

Algumas regras deverão ser respeitadas. Paraguai e Equador não poderão fazer parte dos grupos de Brasil ou Argentina, já que, com exceção dos Europeus, é proibido ter em um único grupo mais de uma seleção de cada continente. Como também é terminantemente proibido três seleções européias em um grupo, Sérvia e Montenegro foi colocada em uma 'urna especial' para cair nos Grupos de Brasil, Argentina ou México.

O Diário OnLine acompanhará o sorteio nesta sexta-feira, a partir das 18h (horário de Brasília).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;