Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 16 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Rússia escolhe sucessor de Yeltsin neste domingo


Do Diário do Grande ABC

25/03/2000 | 15:47


A Rússia designará este domingo o sucessor de Boris Yeltsin no Kremlin: uma eleiçao em que o presidente interino, Vladimir Putin, aparece como claro vencedor logo no primeiro turno.

Os principais institutos de pesquisa prevêem a vitória de Putin, com 55% dos votos, de acordo com os resultados de uma última pesquisa. Para ganhar o primeiro turno, sao necessários 50% dos votos mais um.

``Nao há possibilidades de um segundo turno'', resume Alexander Oslon, diretor do Fundo de Opiniao, um dos principais institutos russos.

Ante esses prognósticos, as autoridades russas se lançaram em uma campanha para evitar uma abstençao em massa entre os 108 milhoes de eleitores habilitados a votar. Segundo a lei eleitoral russa, uma participaçao inferior a 50% invalidaria e eleiçao.

Vladimir Putin pediu neste sexta aos eleitores a mobilizaçao total para eleger o presidente, cuja tarefa, segundo ele, ``é recuperar a economia, restituir ao país seu prestígio e seu papel no mundo, tornar a Rússia de novo controlável e dar a todos estabilidade e um nível de vida decente''.

O discurso de Putin transmitido pela televisao foi seguido de um apelo semelhante por parte do Patriarca de Todas as Rússias, Alexis II, e do presidente da Uniao dos mufti da Rússia, Ravyl Gainudin.

Entretanto, segundo os analistas, nao há motivos para preocupaçao. A participaçao alcançará pelo menos 65%, asseguraram os diretores dos quatro principais institutos sociológicos russos.

A eleiçao, organizada em 94.000 centros eleitorais, começará às 8h locais deste domingo (17h deste sábado pelo horário de Brasília) no Extremo Leste, e acabará às 14h deste domingo (hora de Brasília) em Kaliningrado, Oeste do país. Os primeiros resultados serao divuligados coincidindo com o fechamento do último centro de votaçao.

O principal adversário de Vladimir Putin, de 47 anos, é o comunista Guenadi Ziuganov, de 55 anos, que conta com 25% das intençoes de voto, segundo as últimas pesquisas.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;