Internacional Titulo
Adversários de Pinochet reagem com cautela sobre decisao de Londres
Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 15:51
Compartilhar notícia


Partidários e adversários de Augusto Pinochet reagiram com cautela nesta terça-feira em Santiago, depois da divulgaçao parcial da sentença da Alta Corte de Londres que ordena revelar o laudo médico sobre o qual seria apoiada a libertaçao do ex-ditador por motivos humanitários. O general está detido há 15 meses na Gra-Bretanha.

``Só esperamos que o julgamento prossiga até a extradiçao dele para a Espanha, até que se faça Justiça plena', disse Viviana Diaz, presidente do Grupo de Famílias de Detidos Desaparecidos durante o governo militar (1973-1990).

Já o militar da reserva Luis Cortés Villa, secretário executivo da Fundaçao Pinochet, recusou-se a comentar a resoluçao do tribunal, ``até dispor de todas as informaçoes'.

Pinochet está detido na Gra-Bretanha desde outubro de 1998, enquanto tramita nos tribunais sua entrega à Espanha sob a acusaçao de crimes contra a humanidade.

Mas o ministro do Interior britânico, Jack Straw, disse em janeiro que poderia interromper o processo e permitir a volta ao Chile do ex-ditador, levando em conta seu estado físico e mental.

Bélgica e Anistia Internacional exigiram saber o conteúdo do laudo médico, reservando-se o direito de pedir a opiniao de outros profissionais.

A Alta Corte decidiu nesta terça que o laudo em poder de Straw seja revelado à França, Suíça e Espanha, além da Bélgica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;