Cultura & Lazer Titulo
Crise paralisa Nova Vera Cruz
Ricardo Ditchun
Da Redaçao
30/10/1999 | 16:04
Compartilhar notícia


O projeto Nova Vera Cruz, parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de Sao Bernardo e Fundaçao Padre Anchieta (TV Cultura), transformou-se em documento oficial em 28 de outubro de 1997. Na prática, isso significa a possibilidade de o grupo poder pleitear recursos junto à iniciativa privada e oferecer, como contrapartida, os benefícios fiscais de leis como Rouanet e do Audiovisual. O custo total do projeto, que envolve a construçao de um centro cultural, recuperaçao dos estúdios para a produçao de cinema e televisao e a instalaçao de um núcleo de formaçao de mao-de-obra especializada, é de R$ 17,7 milhoes.

Passada a festa de outubro de 1997, um evento grandioso que reuniu cerca de 2,5 mil pessoas, entre cineastas, atores, ex-funcionários da Companhia Vera Cruz, políticos e empresários, o fato mais importante foi a participaçao da Volkswagen no projeto. Em abril do ano passado, a montadora sediada em Sao Bernardo destinou R$ 500 mil especificamente para a instalaçao do centro cultural, equipamento que, quando for inaugurado, será coordenado pela Prefeitura de Sao Bernardo. Quatro meses depois, também com festa nos estúdios, foi assinado o convênio entre a Fundaçao Padre Anchieta e as empresas (Triunfo-Necso-Construtécnica) que venceram a licitaçao para as reformas.

Desde entao, pouca coisa mudou na paisagem dos velhos estúdios. Por enquanto, o trabalho tem se limitado ao estúdio menor, prédio que perdeu suas fachadas frontal e de fundos. Ao mesmo tempo, está sendo feito um trabalho para a readequaçao da capacidade dos alicerces. No futuro, além de abrigar o Museu Vera Cruz, o centro cultural terá salas para a exibiçao de filmes, auditório, espaço de convivência, café e restaurante. Nos dois estúdios maiores, os espaços em que seriam efetivamente realizadas as produçoes para cinema e televisao, nada de novo.

Apesar da louvável participaçao de algumas empresas que têm adquirido pequenas cotas, o projeto carece mesmo é de um patrocinador de grande porte. Segundo Marcos Mendonça, secretário de Estado da Cultura, a crise financeira enfrentada pelo país surgiu no exato momento em que estava em andamento uma série de negociaçoes com empresários. "O quadro, hoje, é de uma certa paralisia, que necessariamente resultará no atraso de todo o processo", avalia Mendonça. A crise também é apontada como vila por Maurício Soares, prefeito de Sao Bernardo. Além disso, para ele, o projeto ainda nao ganhou a visibilidade necessária para convencer possíveis patrocinadores: "A Nova Vera Cruz é muito mais que um centro cultural para Sao Bernardo. Seu projeto mais ousado, e maior e mais caro, portanto, é capaz de criar toda uma nova cadeia produtiva que é de interesse nao só da regiao, mas do Estado e do país".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;