Internacional Titulo
Grozny pode sumir do mapa se nao for reconstruída
Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 13:07
Compartilhar notícia


Grozny, a capital chechena, pode ser apagada do mapa depois da guerra, pois a Rússia se nega a gastar dinheiro na reconstruçao de uma cidade que se tornou o símbolo da rebeliao contra o poder central.

Nesta terça-feira, os militares russos continuam derrubando edifícios, em sua maioria minados, na cidade cujo controle tomaram há duas semanas.

Os russos nao disseram ainda abertamente que a cidade jamais será reconstruída, mas todas as declaraçoes permitem supor isso.

Grozny nao é a primeira cidade a ser destruída depois de um conflito. Hiroshima no Japao, Guernica na Espanha ou Dresde na Alemanha, sao exemplos que comprovam este fato, mas pode ser uma das poucas destinadas ao desaparecimento.

O representante do governo russo na Chechênia, Nikolai Kochman, estimou esta terça-feira que Grozny terá o estatuto de ``cidade fechada', mas nao deu maiores detalhes.

``Muitos bairros estao minados e temos informaçoes de que há petróleo e cloro nas canalizaçoes', declarou, mencionando ainda a presença de numerosos cadáveres.

Pouco depois, os militares anunciavam que os civis só poderao entrar em Grozny, bombardeada sem cessar pelos russos desde 23 de setembro, a partir de 1º de março.

Entre 10 mil e 40 mil pessoas permaneceram no local durante o assédio, sem água, gás nem eletricidade. Atualmente, nao se sabe quantas pessoas se encontram em Grozny.

Embora o governo tenha planejado dedicar uma quantia equivalente a 70 milhoes de dólares à reconstruçao da república rebelde, Kochman já advertiu que nao há nada previsto para Grozny no orçamento federal do presente ano.

Kochman quer converter Gudermes, a segunda cidade do país, na capital provisória da república, agora que se encontra de novo sob controle russo.

Ao contrário de Grozny, que resistiu durante mais de um mês ao assalto das tropas federais, Gudermes se rendeu aos russos em meados de novembro para escapar da destruiçao.

O líder checheno pro-russo Bislan Gantamirov protestou contra o projeto de apagar Grozny do mapa.

``É preciso reconstruir Grozny. Está empenhada nisso nossa honra. Nenhum checheno estará de acordo com que a capital seja transferida para outra regiao'.

O fato de Gantamirov, ex-prefeito de Grozny, ter sido preso em 1996 pelo desvio dos recursos destinados à reconstruçao da cidade, retira muito peso de seus argumentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;