Cena Política Titulo
Guazzelli abre briga com os vereadores
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
21/05/2021 | 00:57
Compartilhar notícia


O secretário de Cultura de São Bernardo, Adalberto Guazzelli (PSDB), comprou briga com os vereadores da cidade. Áudio que circula nos bastidores da Câmara apresenta Guazzelli inicialmente criticando o clã Tudo Azul, que, com Eduardo Tudo Azul (PSDB), está em sua terceira geração de vereadores – José e Juarez, avô e pai de Eduardo, foram parlamentares. Depois, prosseguiu, mas aumentando o alvo: chamou os vereadores de vagabundos. As declarações revoltaram a base de sustentação do prefeito Orlando Morando (PSDB). Tanto que, na sessão de quarta-feira, todos se reuniram com Humberto Rodrigues, secretário de Coordenação Governamental e responsável pela articulação com a Câmara. Apresentaram o áudio de Guazzelli e cobraram providências. Ameaçaram, inclusive, não votar o projeto de lei que concedeu o nome do prefeito da Capital, Bruno Covas (PSDB), morto domingo, à Fábrica de Cultura. A promessa do governo foi de resolver a questão – interpretada como demissão do secretário.

Visita
A visita do vice-governador do Estado e secretário paulista de Governo, Rodrigo Garcia (PSDB), a este Diário e a Santo André mobilizou a classe empresarial da cidade, que foi ouvir do tucano os planos do Estado para a retomada do setor pós-pandemia. O empresário andreense Danilo Pinto conversou com o político a respeito do assunto.

Cultura em crise – 1
Na questão da crise com o secretário de Cultura de São Bernardo, Adalberto Guazzelli (PSDB), veio a calhar o fato de o prefeito Orlando Morando (PSDB) ter convocado para quarta-feira mesmo a solenidade de batismo da Fábrica de Cultura com o nome de Bruno Covas (PSDB). Dos vereadores morandistas, 18 estavam presentes – muitos brincaram que o quórum não é atingido nem em reuniões de bancada. Todos foram ver se Guazzelli apareceria para se desculpar ou reafirmar as críticas. O secretário não compareceu.

Cultura em crise – 2
Segundo a Prefeitura de São Bernardo, “o prefeito Orlando Morando informa que tomou conhecimento do fato pelo secretário de Coordenação Governamental, Humberto Rodrigues da Silva, e irá verificar o ocorrido”.

Cultura em crise – 3
A votação para homenagear Bruno Covas (PSDB) como nome da Fábrica de Cultura de São Bernardo teve dois posicionamentos que chamaram a atenção. O primeiro, de Paulo Chuchu (PRTB), que se ausentou do plenário – aos colegas, justificou que Covas era rival da família Bolsonaro, de quem é próximo. O segundo, de Glauco Braido (PSD), contrário à honraria.

Lado bom da força
O vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), brincou com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), durante a solenidade de apresentação do BRT aos chefes de Executivo do Grande ABC. Ao cumprimentar a deputada estadual Carla Morando (PSDB), presente à atividade, Garcia disse para Morando que Carla era a “melhor parte da família”. Arrancou risos dos presentes.

À francesa
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), deixou a atividade de apresentação do BRT aos chefes de Executivo do Grande ABC no meio do evento, alegando compromissos agendados. Ficou fora da foto oficial tirada dos políticos com o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e com o secretário paulista de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;