Internacional Titulo
Retirada dos colonos de Gaza será concluída nesta segunda-feira
Do Diário OnLine
Com AFP
21/08/2005 | 19:23
Compartilhar notícia


AFPO general Dan Harel, comandante da região militar sul de Israel, informou que a retirada dos colonos da Faixa de Gaza será concluída nesta segunda-feira. Neste domingo, as forças israelenses completaram a retirada das colônias de Slav, Dugit, Elei Sinai, Katif e Atsmona. Desde o começo da operação de retirada, na quarta-feira, cerca de 95% dos 8,5 mil colonos de Gaza já foram expulsos.

"Resta apenas uma colônia para ser esvaziada no conjunto da Faixa de Gaza: Netzarim", acrescentou Harel. O general recordou que vários soldados e colonos israelenses morreram em Netzarim, cidade a poucos quilômetros ao sul de Gaza, vítimas de vários ataques palestinos. "É simbólico que esta colônia seja a última", destacou.

As autoridades israelenses informaram que o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, aprovou também a etapa final do plano de retirada dos 21 assentamentos judeus de quatro outros da Cisjordânia. Segundo a Globonews TV, com a aprovação os soldados podem dar início à retirada de Sa-Nur, Homesh, Kadim e Gadim — quatro dos 120 assentamentos da Cisjordânia, e três outros no norte de Gaza. Algumas famílias ainda vivem no local.

Violência - Após a trégua de um dia, devido ao 'shabat' - dia de descanso dos judeus, foi retomado neste domingo o plano de retirada de colonos judeus. Porém, a operação não foi tão tranqüila como o esperado. Na colônia de Katif, os jovens receberam com barricadas em chamas os soldados e policiais que tinham a missão de expulsá-los das casas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;